MAPA DO SITE BUSCA
 
 
 
Arquivo Histórico do Itamaraty
 
 
   Sistema de busca por Nome
   do autor
com base em banco
   de dados. Clique aqui.
Sistema de busca por Instituição com base em banco de dados.
Clique aqui.

Documentos originais

CUNHA, Euclides da. Apresentação do Diário Realizado por Membros da  Expedição, “desde a partida de Manaus até às cabeceiras do Purús”. Rio de Janeiro, 20 fev. 1906. 1 p. Autógrafo. AHL. Ao pé da página aparece nota “enviado ao governo”.

—— Notas Complementares: Observações sobre História da Geo­grafia do Purus. O Povoamento. Navegabilidade do Purús... 10 mar. 1906. 76 p. Autógrafo.  Publicado como anexo no Relatório da Comissão.

—— Observação às Minutas do Comissário Peruano. Rio de Ja­neiro, 9 fev. 1905. 1 p. Autógrafo. Neste documento E.C. explica que o Relatório da Comissão fora redigido por ele, subordi­nando as páginas ao parecer do Comissário peruano que se li­mitou a traduzi-las. Seguem-se as minutas em espanhol. 61 p. Após o texto figuram minutas do próprio punho de E.C., de parte do seu trabalho “Aspecto geral do Purus e seus afluentes” (cons­tante igualmente das minutas em espanhol). 4 p.

—— Relatório da Comissão Mista de Reconhecimento do Alto Pu­rus. Manaus, 15 dez. 1905. 99 p. Original. Em português e espa­nhol. Firmado por E.C. e Pedro A. Buenaño. Seguem, em ane­xo, três quadros: Levantamento dos povoados encontrados pela expedição ao Purus; Quadro das distâncias itinerárias de vá­rios pontos do Purus, contadas da foz; Quadro de algumas me­dições realizadas no Purus e seus afluentes.

ACTA da Conferencia Preliminar para a Constituição das duas Co­missões Mixtas de Reconhecimento dos Rios Juruá e Purus nos Territórios Neutralizados. Manaus, 22 mar. 1905. 7 p. Em por­tuguês e espanhol. Documento firmado por Bellarmino de Men­donça, Euclydes da Cunha, Pedro A. Buenaño e F. Enrique Espi­nar.

ACTA da Conferencia para a Comparação dos Chronometros das Duas   Comissões Mixtas Brasileiro-Peruanas de Reconhecimen­to dos Rios Juruá e Purus nos Territórios Neutralizados. Manaus, 4 abr. 1905. 5 p. Em português e espanhol. Documento firma­do por Bellarmino de Mendonça, Euclydes da Cunha, Pedro A. Buenaño e F. Enrique Espinar.

[ACTA da Reunião da Comissão Mixta Peruano-Brasileira de Reco­nhecimento do Alto Purus] sobre proposta de E.C. de que a via­gem fosse efetuada dia e noite. Foz do rio Purus, 9 abr. 1905. 2p. Em português e espanhol. Minuta do próprio punho de E.C. e de Pedro A. Buenaño.

[ACTA da Reunião da Comissão Mixta Peruano-Brasileira de Reco­nhecimento do Alto Purus]. Confluência dos rios Purus e Cu­ranja, 3 jul. 1905. 4 p. Em espanhol. Original?

[ACTA da Reunião da Comissão Mixta Peruano-Brasileira de Reco­nhecimento do Alto Purus] sobre conferência de resultados dos cronômetros. Confluência dos rios Cujar e Curiujar, 24 jul. 1905. 2p. Em português. Minuta do punho de Arnaldo Pimenta da Cu­nha.

ACTA em que os Chefes das Comissões Mixtas de Reconhecimento do Alto Purus davam por cumpridas, com respeito ao Varadou­ro de Pucani, as instruções recebidas. Confluência dos rios Cu­jar e Cabaljani, 6 ago. 1905. 1 p. Em português e espanhol. Ori­ginal?

ACTA da Instalação dos Trabalhos de Escriptorio. Manaus, 27 out. 1905. 2p. Em português e espanhol. Cópia em espanhol assina­da. AHI.

ACTA da Reunião da Comissão Mixta Peruano-Brasileira de Reconhe­cimento do Alto Purus, dando por encerrados os trabalhos. Ma­naus, 16 dez. 1905. 4 p. Em português e espanhol. Original.

ARROLAMENTO dos Bens do dr. Manoel da Silva Leme, secretário da Comissão, falecido no cumprimento das suas funções. 2 p. Original. Assinado por Alexandre de Argollo Mendes com despacho de E.C. encarregando o alferes Cavalcanti da guarda dos bens até a entrega à família.

DESPESAS Feitas pela Comissão Brasileira de Reconhecimento do Alto   Purus, de 13 de dezembro a 31 do mesmo mês de 1904. 2 p. Original.  Documento assinado pelo secretário Manoel da Silva Leme.

DESPESAS Feitas pela Comissão Brasileira de Reconhecimento do Alto   Purus, nos meses de janeiro a março de 1905. 3 p. Original.  Documento assinado pelo secretário Manoel da Silva Leme.

DIARIO Realizado por Membros da Expedição, Desde a Partida de Manaus Até às Cabeceiras do Purus. 44 p. Original com três letras diferentes e com observações à margem e fecho do próprio punho de E.C. Datado por E.C. no Rio em 20 fev. 1906.

FATURAS das Compras de Materiais e Gêneros Alimentícios realizadas pela Comissão Brasileira de Reconhecimento do Alto Purus. Rio de Janeiro, 10 dez. 1904.

NOTAS de Compras realizadas em Manaus, jan. e fev. 1905. Assina­das por E.C.

NOTAS de Remessa de 3 Caixões com Barracas, provenientes da In­tendência Geral da Guerra. [s.l.], 10 dez. 1904. 3 p.

PINHEIRO [Luiz Leopoldo Fernandes] alertando para que E.C. fosse ouvido a respeito das alegações do Sr. Rodolpho Nunes Pereira. [Rio de Janeiro, 10 abr. 19061, 1 p. Autógrafo com o “concor­do” do Barão do Rio Branco, de 1 maio 1906.

—— esclarecendo ter Euclydes da Cunha pago indevidamente o pessoal técnico da Comissão “quando esses vencimentos deviam ser recebidos na Delegacia Fiscal em Manaus”. Propõe que “todos restituam o que indevidamente receberam do Chefe da Co­missão”. [Rio de Janeiro], 18 maio 1905. 1 p. Autógrafo.  Com a ciência do Barão, alertando para que o aviso fosse muito atencioso por se tratar de pessoa que desconhecia as regras do Ministério.

—— informando, em virtude dos telegramas dos Srs. Euclydes da Cunha e Borges Leitão de 20 de fevereiro de 1905, as quantias necessárias para as Comissões. [Rio de Janeiro], 22 fev. 1905. 1  p. Autógrafo.

RECIBO Passado ao Sr. Alferes Antonio Carlos Cavalcanti de Carva­lho, por ocasião da entrega dos bens do Secretário da Comissão, falecido durante a expedição. Rio de Janeiro(?), jan. 1906. 1 p. Original.

RELAÇÃO dos Medicamentos e Mais Objetos que Foram Entregues ao Quartel General do 1º Distrito Militar pela Comissão Brasi­leira de Reconhecimento do Alto Purus. Manaus, 28 nov. 1905. 5 p. Assinada por Th. Catunda.

RELACION dei Personal que Componen ia Comision Peruana dei Rio Purus. Manaus, 6 jan. 1905. 1 p. Não assinada.

Correspondência Ativa  (Comisão de Reconhecimento do Alto Purus e Exército do Brasil)

Ofícios

A ABILIO DE NORONHA SILVA [Comandante do 36 Bmº de Infantaria], solicitando substituição de cabo. Manaus, 30 jan. 1905. 1 p. Cópia.

—— dispensando os serviços de sargento à sua disposição. Manaus, 6 fev.   1905. 1 p. Cópia.

—— recomendando que os soldados para a Comissão fossem bem “constituídos e sãos” e solicitando para isso uma inspeção pré­via. Dá preferência aos mestiços do Norte com mais de 20 anos. Manaus, 30 mar. 1905. 1 p. Cópia.

—— solicitando que a tropa requerida estivesse pronta para embar­que desde o dia 1 de abril. Manaus, 30 mar. 1905. 1 p. Cópia.

A ALEXANDRE DE ARGOLLO MENDES, instruindo sobre conserto de instrumentos e informando que solicitara ao Rio o envio de instrumentos que faltavam. [Manaus, 9? jan. 1905]. 1 p. Autógrafo.

—— informando que procedera sua nomeação e a dos alferes Fran­cisco Lemos e Antonio Carlos Cavalcanti de Carvalho para examinarem a abertura de caixotes com material para a Comissão. Manaus, 16 jan. 1905. 1 p. Cópia.

—— entregando a direção da parte da Comissão que, em razão do naufrágio do batelão e da vazante do rio, não prosseguiria viagem. S. Braz, 21 maio 1905. 2 p. Minuta do próprio punho de E.C.

—— comunicando que os soldados portadores do ofício deveriam permanecer presos até o seu regresso. Catay, 29 ago. 1905. 1 p. Minuta. Destinado também a [Manoel Silva] Leme (secretário da Comissão).

A ALFREDO JOSÉ ABRANTES [Diretor do Laboratório Químico Farmacêutico Militar], comunicando que medicamentos haviam chegado pelo vapor “Brazil”. Manaus, 6 fev. 1905. 1 p. Cópia.

A ANTONIO CARLOS CAVALCANTI DE CARVALHO [alferes subalterno do contingente], comunicando o recebimento de seu ofício com importância para atender despesas da Comissão. Boca do Acre, 2 out. 1905. 1 p. Minuta do próprio punho de E.C.

A ANTONIO CONSTANTINO NERY [Governador do Estado do Amazonas], apresentando-se como comissário da Comissão Mista de Reconhecimento do Alto Purus. Manaus, 2 jan. 1905. 1 p. Circular. Cópia.

A ANTONIO DO NASCIMENTO LINHARES [Comandante do Contingente do Catay e Subcomissário Interino da Polícia Administra­tiva], comunicando que, por motivo de indisciplina, alguns sol­dados não prosseguiriam viagem e solicitando que permaneces­sem sob sua guarda. Margem do Purus, 26 jun. 1905. 1 p. Minu­ta do próprio punho de E.C.

—— acusando recebimento de comunicação sobre a instalação da Comissão de Polícia Administrativa e desejando-lhe sucesso na­quela empreitada. Catay, 29 ago. 1905. 1 p. Minuta.

—— comunicando que o Barão do Rio Branco anunciara em tele­grama a prorrogação, até 31 de dezembro de 1905, do acordo provisório de 13 de julho de 1904 com o Peru, permanecendo assim durante o novo prazo “a neutralização do Alto Juruá, aci­ma da confluência do Breu e a do Alto Purus a partir de Catay”. Catay, 1 ser. 1905. 1 p. Cópia.

A ARNALDO PIMENTA DA CUNHA [Auxiliar Técnico da Comissão de Reconhecimento do Alto Purus], informando que transmiti­ria seu pedido de demissão ao governo com a “possível brevi­dade”. Manaus, 3 nov. 1905. 1 p. Minuta. AHI. O microfilme inclui ainda o pedido do requerente datado de 3 de novembro de 1905 e um outro, datado de 6 de novembro, em que reforça o primeiro, declarando sua impossibilidade de aguardar a res­posta do Barão do Rio Branco no cargo. Autógrafos.

—— informando que transmitira ao governo o seu pedido de de­missão e agradecendo os serviços prestados. Manaus, nov. 1905. 1 p. Minuta do próprio punho de E.C.

A BELLARMINO DE MENDONÇA [Chefe da Comissão Brasileira de Reconhecimento do Alto Juruá], agradecendo a comunicação re­lativa à prorrogação do prazo para a discussão diplomática so­bre território ao sul do Breu e do Catay. Manaus, 5 jan. 1905. 1 p. Cópia.

—— reclamando por ter requisitado e nomeado funcionário da Co­missão do Alto Purus, Francisco Lemos, sem antes efetuar con­sulta. Manaus, 7 jan. 1905. 1 p. Cópia.

—— agradecendo o envio de cópia do preâmbulo e de dois artigos das Instruções para as Comissões, assinadas no Rio de Janeiro em 4 de fevereiro. Manaus, 13 mar. 1905. Cópia.

—— combinando encontro para a conferência de que tratava o ar­tigo 1º das Instruções para as Comissões. Manaus, 21 mar. 1905. 1 p. Cópia.

—— propondo reunião para o dia seguinte, a fim de que não fosse transferida a partida. Declara que o Capitão de Navio, Henrique Espinard, concordara plenamente com o alvitre apresentado. Ma­naus, 3 abr. 1905. 1 p. Cópia.

—— comunicando a partida da Comissão no dia 4 às 16 horas e desejando êxito em sua missão (ao Alto Juruá). Manaus, 3 abr. 1905. 1 p. Cópia. AHI. Nos outros oficios de despedida a da­ta de embarque aparece como 5 de abril, quarta-feira, às 10 horas.

—— comunicando o recebimento de ofício com transcrição de te­legrama reservado do Barão do Rio Branco. Enseada de Mara­pará, 6 abr. 1905. 1 p. Cópia. .

A CANDIDO DOS SANTOS LARA [Capitão do Porto do Estado do Amazonas], solicitando permissão para trocar nome de batelão. Manaus, mar.? 1905. 1 p. Requerimento. Original.

—— solicitando permissão para trocar nome de lancha. Manaus, 29 mar. 1905. 1 p. Requerimento. Cópia.

—— comunicando conflito havido entre 1º maquinista e prático e para cuja solução fora necessário apelar para prisão do primei­ro. Informa que o preso fora deixado no sítio denominado Trom­betas. Bordo da Lancha Cunha Gomes, 22 abr. 1905. 1 p. Có­pia. .

—— comunicando que se encontrava à sua disposição lancha cedi­da para reconhecimento do Alto Purus. [Manaus, nov.? 1905].1 p. Minuta do próprio punho de E.C.

A FRANCISCO ANTONIO RODRIGUES SALES [Chefe do Estado-Maior do Exército], informando as alterações ocorridas em relação aos oficiais a serviço da Comissão. Manaus, 6 fev. 1905. 1 p. Cópia.

—— informando as alterações ocorridas em relação aos oficiais a serviço da Comissão. Manaus, 1 mar. 1905. 1 p. Cópia.

—— informando as alterações ocorridas em relação aos oficiais a serviço da Comissão. Manaus, 1 abr. 1905. 1 p. Cópia. .

A FREDERICO AFFONSO DE CARVALHO, solicitando que marcasse encontro com o Barão do Rio Branco para mostrar as plantas que lhe encomendara. Rio de Janeiro, 26 jun. 1906. 1 p. Carta autógrafa.

A JOAQUIM TIBURCIO DO REGO BARROS [Agente do Loide Brasi­leiro], requisitando por conta do Ministério das Relações Exte­riores uma passagem para o Rio de Janeiro, destinada ao fotó­grafo da Comissão. Manaus, 31 mar. 1905. 1 p. Cópia.

—— solicitando passagem para funcionário da Comissão. Manaus, 2 dez. 1905. 1 p. Minuta.

—— solicitando passagem para funcionário da Comissão. Manaus, 4 dez. 1905. 1 p. Minuta.

A JOSÉ D’ASSUMPÇÂO SANTIAGO [Diretor Geral dos Correios no Estado do Amazonas], solicitando a remessa de toda a correspondência dos membros da Comissão para o Posto Fiscal de Ca­tay. Manaus, 3 abr. 1905. 1 p. Cópia.

—— apresentando o alferes Antonio Carlos Cavalcanti de Carvalho, oficial do contingente, e solicitando que lhe fosse entregue a cor­respondência da Comissão. (Boca do Chandless?, maio 1905]. 1 p. Minuta.

—— solicitando registros de ofícios e plantas que deveriam seguir com a máxima urgência para o Ministério das Relações Exteriores. Manaus, 2 nov. 1905. 1 p. Minuta.

JOSÉ FERREIRA DE ARAUJO, apresentando o coronel Rodolpho Nunes Pereira, chefe do material da Comissão, cuja missão seria relatar-lhe os acontecimentos ocorridos “rio acima”. Acampamento??? 7 jun. 1905. 1 p. Minuta.

A JOSÉ HERMOGENES DE OLIVEIRA AMARAL [Delegado Fiscal do Tesouro Federal no Amazonas], apresentando-se como comissário da Comissão Mista de Reconhecimento do Alto Purus. Ma­naus, 2 jan. 1905. 1 p. Circular. Cópia. Esta circular foi igualmente dirigida a vários membros da administração estadual ou federal em Manaus.

—— apresentando os membros da Comissão e seus vencimentos. Manaus, 2 jan. 1905. Cópia incompleta.

—— solicitando pagamento de contas. Manaus, 27 fev. 1905. 1 p. Cópia.

—— solicitando pagamento de lancha adquirida pela Comissão. Manaus, 9 mar. 1905. 1 p. Cópia.

—— solicitando pagamento de conta. Manaus, 10 mar. 1905. 1 p. Cópia.

—— apresentando o alferes Francisco Lemos, comandante do destacamento que acompanhava a Comissão, para que tivesse, antes da viagem, suas contas ajustadas. Manaus, 31 mar. 1905. 1p. Cópia

—— solicitando a entrega da quantia equivalente a seis meses de vencimentos das vinte praças da Comissão a seu comandante alferes Francisco Lemos. Manaus, 1 abr. 1905, 1 p. Cópia.

—— solicitando, em razão da próxima partida da Comissão, “pagamento adiantado do mês de abril para o pessoal contratado para o seu serviço”. Manaus, 1 abr. 1905. 1 p. Cópia.

—— apresentando o alferes Antonio Carlos Cavalcanti de Carvalho, membro do contingente que acompanhava a Comissão, para que tivesse, antes da viagem, suas contas ajustadas. Manaus, 3 abr. 1905. 1 p. Cópia.

—— solicitando a entrega do saldo dos créditos à Comissão. Manaus, 3 abr. 1905. 1 p. Cópia.

—— solicitando o pagamento de contas. Manaus, 5 abr. 1905. 1 p. Cópia.

—— apresentando o alferes Antonio Carlos Cavalcanti de Carvalho, oficial do contingente, e solicitando prestar-lhe o auxílio neces­      sário. (Boca do Chandless?, maio 1905]. 1 p. Minuta.

—— enviando documentos comprobatórios das despesas feitas pe­la Comissão. Manaus, 6 nov. 1905. 1 p. Minuta (em parte com a letra de E.C.).

—— comprovando despesas. Manaus, 18 nov. 1905. 2 p. Minuta.

—— apresentando o alferes Francisco Lemos que, por motivo de viagem, necessitava acertar suas contas com a Delegacia Fiscal. [Manaus], 4 dez. 1905. 1 p. Minuta.

A JOSÉ LEONCIO DE MEDEIROS [Diretor Geral de Saúde do Exérci­to], comunicando o recebimento de material. Manaus, 6 fev. 1905. 1 p. Cópia.

A JULIÃO AUGUSTO ? MARTINS [Comandante do 1º Distrito Mili­tar], apresentando o alferes Antonio Carlos Cavalcanti de Car­valho e solicitando prestar-lhe auxílio para o seu bom desempe­nho. (Boca do ChandLess?, maio 1905]. 1 p. Minuta.

A LOPES ? NETTO, solicitando o envio das coordenadas de algumas localidades e dos relatórios que tratavam do assunto. Manaus, 7 nov. 1907. 1 p. Autógrafo.

A LUIZ MENDES DE MORAES [Comandante do 1º Distrito Militar], comunicando recebimento de ofício que informava sobre envio de caixões com barracas para as Comissões (Alto Purus e Alto Juruá). Manaus, 8 mar. 1905. 1 p.

—— enviando lista com solicitação de medicamentos e utensílios. Manaus, 9 mar. 1905. 1 p. Cópia.

—— solicitando providências para a organização de um contingen­te de vinte praças, inclusive com um sargento e um corneteiro, para acompanhar a Comissão em sua viagem. Manaus, 10 mar. 1905. 1 p. Cópia.

—— acusando recebimento de guia relativa a medicamentos e ou­tros artigos fornecidos à Comissão e solicitando mais alguns me­dicamentos. Manaus, 15 mar. 1905. 1 p. Cópia.

—— agradecendo a comunicação a respeito de dois “conhecimentos” e de uma guia destinados às Comissões, recebidos da Inten­dência Geral da Guerra. Manaus, 23 mar. 1905. 1 p. Cópia.

—— solicitando providências no sentido de que o destacamento da Comissão viajasse com o mínimo de carga, armado a mosquetão e municiado com 15 mil cartuchos. Manaus, 23 mar. 1905. 1 p. Cópia.

—— entregando 76 barracas que não seriam necessárias às Comissões (Alto Purus e Alto Juruá). Manaus, 31 mar. 1905. 1 p. Cópia.

—— acusando o recebimento de cartuchos destinados ao contingente que acompanharia a Comissão. Manaus, 1 abr. 1905. 1 p. Cópia.

—— comunicando a data de partida da Comissão, 5 de abril, e agra­decendo o apoio recebido. Manaus, 3 abr. 1905. 1 p. Cópia. AHI. Ofícios de igual teor e escritos na mesma data foram dirigidos ao governo do Amazonas; ao Comandante do Regimento Poli­cial do Estado do Amazonas; ao Capitão do Porto de Manaus; ao Comandante do 36 Bmº de Infantaria; ao Comandante do caça-torpedeiro? Tyrubira.

—— remetendo folha de pagamento das praças que acompanhavam a Comissão. Bordo da Lancha n. 4 da Marinha, 7 maio 1905. 1 p. Cópia. AHI. O microfilme inclui ainda a referida folha de pa­gamento.

A MANOEL DA SILVA LEME (Engenheiro Secretário], lamentando a separação temporária do companheiro leal, provocada naquele momento pela divisão da Comissão. [s.l., maio 1905]. 1 p. Minuta do próprio punho de E.C.

A NICANOR DE MOURA ALVES [Comandante do Destacamento em Novo Destino], apresentando o alferes Francisco Lemos, coman­dante do contingente que acompanhava a Comissão e solicitan­do que o auxiliasse para reorganização do contingente. Catiana, 16 maio 1905. 1 p. Cópia.

A PEDRO ALEJANDRO BUENAÑO [Comissário Peruano do Reconhe­- cimento do Alto Purus], manifestando sua honra por realizar viagem conjunta e declarando estar pronto a iniciá-la, conforme entendimentos verbais a 2 de abril. Manaus, 29 mar. 1905. 1 p. Cópia.

—— cumprimentando por sua designação, como chefe geral das Comissões técnicas peruanas.[s.l.], 29 abr. 1905. 1 p. Minuta do próprio punho de E.C.

—— respondendo à solicitação relacionada à situação de peruanos na localidade de Liberdade e lamentando “não possuir poderes para uma intervenção mais decisiva”. Bordo da Lancha n. 4, 18 maio 1905. 1 p. Cópia.

—— enviando carta recebida de J. Leite e Cia. Bordo da Lancha n. 4, 18 maio 1905. 1 p. Cópia.

—— convidando-o, em decorrência do recebimento de víveres, a sulcar o Curiuja até o varadouro e colocando à sua disposição metade desses gêneros. Maniche, 20 ago. 1905. 1 p. Cópia.

—— tecendo considerações sobre a resposta ao convite que lhe fi­zera para exploração conjunta do Curiuja e lamentando infor­mar sua desistência do projeto em virtude de não ter obtido em­barcação adequada. Maniche, 20 ago. 1905. Cópia. 5 p.

—— solicitando para o dia 29 uma nova comparação de cronôme­tros. Acampamento à margem do Purus, 24 ago. 1905. 2 p. Cópia.

—— solicitando remeter-lhe com antecedência um modelo do qua­dro que desejava, sugerindo que ao quadro proposto de coor­denadas astronômicas fosse anexado um outro com dados rela­tivos à forma e estrutura dos terrenos, regime e caracteres dos rios observados etc. Acampamento à margem do Purus, 24 ago. 1905. 2 p. Cópia com nota ao pé da página do próprio punho de E.C.

—— tentando esclarecer incidente originado, provavelmente, por má interpretação de seu convite (ofício 20 de agosto) para a ex­ploração conjunta do Curiuja. Acampamento à margem do Pu­rus, 24 ago. 1905. 8 p. Cópia.

—— tentando dirimir divergências oriundas dos seus pedidos acer­ca da comparação dos cronômetros e do anexo ao quadro das coordenadas. Curanja, 26 ago. 1905. 2 p. Cópia.

—— acusando recebimento de oficio de 25 do corrente (ainda so­bre a subida do rio) e nada declarando para não prolongar essa questão. Curanja, 2 ago. 1905. 1 p. Cópia.

—— concordando com a sua opinião sobre “prevenir qualquer de­savença nos dois acampamentos da Comissão Mista Administra­tiva”, mas discordando da sua proposta para que o “comissário brasileiro se desloque do ponto em que se acha”. Catay, 31 ago. 1905. 1 p. Cópia.

A RAYMUNDO FERREIRA VALLE [Comandante da Flotilha no Ama­zonas], entregando lancha cedida à Comissão. Manaus, 27 nov. 1905. 1 p. Minuta.

A RICARDO FERNANDES DA SILVA [Comandante do 1º Distrito Mi­litar], apresentando as praças que tinham estado à disposição da Comissão no Alto Purus. Manaus, 13 nov. 1905. 1 p. Minuta.

—— restituindo caixotes de munição e informando a perda de um deles em naufrágio. Manaus, 17 nov. 1905. 1 p. Minuta.

 ------ entregando-lhe objetos pertencentes à Comissão. Manaus, 9 dez. 1905. 1 p. Minuta do próprio punho de E.C.

A RODOLPHO NUNES PEREIRA [Encarregado do Material da Comis­são], responsabilizando-o pela falta de um instrumento por oca­sião da abertura dos caixotes. Manaus, 9 jan. 1905. 1 p. Cópia.

—— comunicando que entregara ao dr. Thornaz Catunda, médico da Comissão, lista e chaves de canastras e caixões de medica­mentos recebidos por meio do Laboratório Químico Farmacêu­tico Militar. Manaus, 17 jan. 1905. 1 p. Cópia.

—— advertindo-lhe sobre informação incorreta quanto a materiais enviados pelo Laboratório Químico Farmacêutico Militar. Ma­naus, 3 fev. 1905. 1 p. Cópia.

—— autorizando, segundo a vistoria procedida pelo dr. Catunda, a inutilizar gêneros. Manaus, 16 fev. 1905. 1 p. Cópia.

A THOMAZ CATUNDA [Médico da Comissão], enviando guia de ar­tigos fornecidos pelo Depósito do Material Sanitário do Exérci­to e solicitando que a remessa fosse conferida juntamente com o Sr. Rodolpho Nunes Pereira, encarregado do material, e o al­feres Antonio Carlos Cavalcanti de Carvalho. Manaus, 18 jan. 1905. 1 p. Cópia.

—— comunicando o recebimento de ofício com exposição sobre as más condições higiênicas da expedição e prometendo providências no sentido de melhorá-las. Bordo da Lancha n. 4, 9 abr. 1905. 1 p. Cópia.

—— comunicando que despachara seu pedido de demissão e agradecendo serviços prestados. Manaus, 4 dez. 1905. 1 p. Minuta do próprio punho de E.C.

AO BARAO DO RIO BRANCO [Ministro das Relações Exteriores], propondo o engenheiro Arnaldo Pimenta da Cunha para o cargo de auxiliar técnico da Comissão. Rio de Janeiro, 3 dez. 1904. 1 p. Autógrafo.  Com a aprovação do Barão.       

—— solicitando passagem até Manaus para membros da Comissão. Rio de Janeiro, 9 dez. 1904. 1 p. Original.

—— solicitando providências no sentido de que fossem pagos os vencimentos dos membros da Comissão aos procuradores por eles designados no Tesouro Federal ou em outras dependências do Ministério da Fazenda. Rio de Janeiro, 9 dez. 1904. 1 p. Cópia.

—— solicitando que a gratificação do comandante do destacamento da Comissão fosse paga a seus procuradores. Rio de Janeiro, 10 dez. 1904. 1 p. Original.

—— solicitando providências no sentido de que as contas relacionadas fossem pagas. Rio de Janeiro, 13 dez. 1904. 1 p. Cópia.

—— comunicando a chegada em Manaus em 30 de dezembro de 1904 e aguardando instruções. Manaus, 2 jan. 1905. 1 p. Original.

—— transmitindo sua preocupação em relação à demora da partida. Manaus, 14 jan. 1905. 3 p. Autógrafo.

—— comunicando que os empregados da Comissão já estavam cientes de que a importância das passagens obtidas por conta do Ministério das Relações Exteriores lhes seria descontada. Manaus, 18 jan. 1905. 1 p. Original.

—— comunicando a sua espera por instruções e pela partida. Ma­naus, 23 jan. 1905. 2 p. Autógrafo.

—— comunicando o envio de esboço de planta do rio Purus, cópia fiel de um que recebera de presente do gal. José Siqueira de Me­nezes. Manaus, 1 fev. 1905. 2 p. Autógrafo.

—— informando sobre os trabalhos da Comissão, retardados pela espera no prosseguimento da viagem e relatando os inconvenien­tes causados por aquela demora. Manaus, 8 fev. 1905. 3 p. Có­pia.

—— confirmando telegrama no qual declarara que a diminuição de valor suplementar solicitado não impediria a partida da expedi­ção. Manaus, 10 mar. 1905. 1 p. Minuta.

—— comunicando que cumpriria o determinado em telegrama re­servado de 5 de abril de 1905. Tapiru, 10 abr. 1905. 1 p. Origi­nal.

—— relatando a partida de Manaus das comissões brasileira e pe­ruana. Paranamirin de Guajaratuba, 14 abr. 1905. 3 p. Original.

—— agradecendo as palavras e o auxílio prestado por ocasião do naufrágio do batelão. Solicita agradecimentos pela colaboração de marinheiros e soldados peruanos. [s.l., maio 1905?]. Minuta do próprio punho de E.C. 1 p.

—— comunicando que os levantamentos hidrográficos realizados permitiriam corrigir erros nas cartas geográficas. Boca do Acre, 4 maio 1905. 2 p. Ofício. Autógrafo.

—— comunicando o transcurso sem incidentes da viagem e a har­monia existente entre os membros das duas Comissões. Solicita a entrega de cartão à sua família. Novo Destino, 17 maio 1905. 3 p. Autógrafo. AHI.

—— comunicando sua chegada e o primeiro revés sofrido: o nau­frágio de um batelão. Boca do Chandless, 24 maio 1905. Cartão. Autógrafo.

—— comunicando a chegada da Comissão, descrevendo pormeno­rizadamente as dificuldades enfrentadas a partir de Barcelona. Informa sobre o envio de oficial a Manaus para a remessa pron­ta de gêneros e sobre o prosseguimento da viagem em dois dias. Boca do Chandless, 25 maio 1905. 7 p. Original. Em segui­mento ao ofício, cálculo dos pontos da linha geodésica Javary­ Inhambary. 2 p. Autógrafo.

—— informando chegada a Catay e prosseguimento para Curanja. Comunica a recepção “cordialíssima” dos peruanos. Catay, 22 jun. 1905. 2 p. Minuta.

—— comunicando a chegada da Comissão, enfrentando no trans­curso a tentativa de sublevação de cinco soldados. Informa o seu encaminhamento para Catay, onde deveriam aguardar o re­gresso da Comissão. Demonstra, ainda, sua preocupação com os temíveis índios “campas”. Curanja, 29 jun. 1905. 3 p. Original.

—— comunicando o envio de ofício que o Sr. Pedro A. Buenaño, chefe das comissões peruanas de reconhecimento do Alto Pu­rus e Alto Juruá, lhe mandara em Catay. Tece considerações so­bre seus esforços em manter bons entendimentos entre brasilei­ros e peruanos. Manaus, 25 out. 1905. 3 p. Original.

—— comunicando o seu regresso a Manaus. Manaus, 25 out. 1905. 1 p. Original.

—— comunicando o envio do relatório dos trabalhos e da primeira planta do levantamento. Manaus, 1 nov. 1905. 3 p. Autógrafo.

—— remetendo informações complementares ao relatório já envia­do. Manaus, 1 nov. 1905. 2 p. Original.

—— comunicando o envio da carta provisória da região do Purus (entre Barcelona e as nascentes) e remetendo informações so­bre as coordenadas de alguns pontos. Manaus, 8 nov. 1905. 5 p. Autógrafo.

—— remetendo sua entrevista concedida ao Jornal do Commercio de Manaus e artigos publicados pelo mesmo jornal em réplica às considerações de jornal peruano, editado em Manaus. [Ma­naus], 9 nov. 1905. 1 p. Minuta do próprio punho de E.C.

—— encaminhando levantamento estatístico realizado pelo Secre­tário da Comissão. Manaus, 10 nov. 1905. 1 p. Cópia.

—— remetendo pedido de demissão do auxiliar técnico da Comis­são Arnaldo Pimenta da Cunha. Manaus, 10 nov. 1905. 1 p. Ori­ginal.

—— informando sobre a continuidade do envio de jornais perua­nos que se referiam à Comissão. [Manaus], 16 nov. 1905. 1 p. Minuta do próprio punho de E.C.

—— novamente informando sobre divergência entre suas observa­­ções e as de Comissão anterior. [Manausl, 18 nov. 1905. 1 p. Minuta do próprio punho de E.C.

—— comunicando o envio de desenho da parte meridional do rio Purus, que pretendia corrigir erro estabelecido em carta provisória. Manaus, 22 nov. 1905. 1 p. Original.

—— enviando fotografia de um “landlord do Alto Purus” e avisando sobre seu provável regresso em início de dezembro. Manaus, 22 nov. 1905. 2 p. Autógrafo.

—— remetendo pedido de demissão do Sr. Thomaz Catunda, médico da Comissão. Manaus, 2 dez. 1905. 1 p. Original.

—— comunicando o envio, em anexo, de contas relativas a despesa da Comissão. Rio de Janeiro, 19 jan. 1906. 3 p. Autógrafo.

—— enviando oficio do coronel Ricardo Fernandes da Silva, coman­dante do 1º Distrito Militar, relativo a medicamentos e materiais que haviam sobrado da Comissão e tinham sido encaminha­ dos àquele Distrito. Rio de Janeiro, 21 jan. 1906. 1 p. Autógra­fo.

—— comunicando que com a morte do Secretário da Comissão, engenheiro Manoel da Silva Leme, designara três membros da Co­missão para que arrecadassem seus bens. Acrescenta que estes já haviam sido entregues à família. Rio de Janeiro, 22 jan. 1906. 1 p. Autógrafo.

—— prestando contas de despesas não incluídas em ofício de 19
jan. e resumindo os gastos da expedição. Desculpa-se pela não­-presentação de alguns recibos (extravio ou impossibilidade de obtê-los). Rio de Janeiro, 22 ? jan. 1906. 6 p. Autógrafo.

—— comunicando que os membros restantes da Comissão haviam tido seus vencimentos pagos apenas até o dia 30 nov. 1905 e solicitando providências. Rio de Janeiro, 28 jan. 1906. 1 p. Autógrafo.

—— comunicando o envio de toda a correspondência oficial man­tida com o Sr. Pedro Alejandro Buenaño, chefe das Comissões Peruanas de Reconhecimento do Alto Juruá e do Alto Purus, e tecendo considerações sobre parte desses documentos. Rio de Janeiro, 7 fev. 1905 1?]. 11 p. Autógrafo.

—— enviando o Diário da marcha pelo rio Purus, realizado por membros da Comissão. Rio de Janeiro, 22 fev. 1906. 1 p. Autógrafo.

—— comunicando que o ajudante substituto da Comissão, tenente Alexandre de Argollo Mendes, lhe encaminhara pedido de dispensa do cargo. Rio de Janeiro, 2 mar. 1906. 1 p. Autógrafo.

—— informando que o tenente Antonio Carlos Cavalcanti de Car­valho realmente substituíra o Secretário da Comissão Brasileira de Reconhecimento do Alto Purus. Rio de Janeiro, 5 maio 1906. 1 p. Original.

—— enviando referência de obra com informação sobre o posto Ye­hero na passagem do Juruá para o Ucayale. Rio de Janeiro, 1 jun. 1906. 2 p. Autógrafo.

—— comunicando o envio da 2ª  prova da revisão da carta do terri­tório acreano e regiões limítrofes. Rio deJaneiro, 22 jun.? 1906. Autógrafo.

—— ratificando informações sobre tempo de serviço e funções de ex-encarregado do material da extinta Comissão Brasileira de Reconhecimento do Alto Purus. Rio de Janeiro, 13 jul. 1906. 1 p. Autógrafo.

—— encaminhando reparos às informações prestadas por ex-Comissário do Posto Fiscal de Catay. Rio de Janeiro, 13 nov. 1906. 7 p. Autógrafo.

—— declarando-se ciente do ofício que estabelecera redução da gra­tificação dos membros das Comissões de Reconhecimento do Alto Juruá e Alto Purus. Rio de Janeiro, 21 dez. 1906. 1 p. Autó­grafo.

—— enviando volumes de leis referentes ao Departamento de Lo­reto, em cujas páginas marcara “todas as referências ao elemento brasileiro”. Rio de Janeiro, 10 abr. 1907. 4 p. Original datilo­grafado com o fecho autógrafo.

—— respondendo ofício sobre a instalação de um posto fiscal boli­viano no rio Chipamanu. Rio de Janeiro, 10 jan. 1908. 4 p. Au­tógrafo.

AO DIRETOR GERAL DA SECRETARIA DE ESTADO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, respondendo consulta sobre planta do rio Rapir­ran. Rio de Janeiro, 7 abr. 1908. 1 p. Autógrafo.

AO DIRETOR DO TELÉGRAFO, apresentando o alferes Antonio Car­los Cavalcanti de Carvalho, oficial do contingente, e solicitan­do que na sua ida a Manaus lhe fosse permitido passar todos os telegramas oficiais que julgasse necessário. Boca do Chandless, maio 1905. Minuta.

AO VISCONDE DE CABO FRIO Diretor Geral da Secretaria das Re­lações Exteriores], respondendo a telegrama sobre contenção de despesas e alertando para os inconvenientes da longa espera em Manaus. Manaus, 18 fev. 1905. 3 p. Original.

—— esclarecendo sobre a aquisição de uma lancha e de outros ele­mentos de transporte e comunicando sua intenção de prosse­guir viagem na frente, aguardando a comissão peruana em Ca­tay. Manaus, 3 mar. 1905. 3 p. Autógrafo.

—— dando conta dos gastos da expedição e de seus esforços em reduzi-los. Manaus, 10 mar. 1905. 4 p. Original.

—— acusando o recebimento de três exemplares impressos das Ins­truções para as Comissões Mistas Brasileiro-Peruanas de Reco­nhecimento dos rios Juruá e Purus. Manaus, 21 mar. 1905. 2 p. Original.

—— comunicando o regresso, por motivo de saúde, do fotógrafo da Comissão. Foz do Purus (sítio da Redenção), 8 abr. 1905. 1 p. Original.

—— resumindo os acontecimentos da expedição ao Purus até aquela data. Bordo da Lancha n. 4, 11 abr. 1906 [?1. 5 p. Cópia.

—— comunicando o seu regresso a Manaus e enviando saudações em nome de todos os companheiros de trabalho. Manaus, 1 nov. 1905. Cópia. Neste oficio, do próprio punho do Barão, exis­te recomendação de acusar o recebimento, porém elogiando E.C. pelo “zelo e energia” demonstrados

—— comunicando que a Carta Provisória do Alto Purus seria enviada não pelo correio, mas pelo paquete Espírito Santo. Manaus, 2 nov. 1905. 1 p. Autógrafo.

—— comunicando a entrega dos instrumentos e aparelhos usados na Comissão e explicando a perda e o estrago de alguns. Rio de Janeiro, 18 jan. 1905 [?]. 2 p. Autógrafo.

—— encaminhando dois álbuns de fotografias do rio Purus. Rio de Janeiro, 27 jan. 1906. 1 p. Autógrafo.

Telegramas

A ALFREDO JOSÉ ABRANTES, comunicando que medicamentos pa­ra a Comissão não tinham sido recebidos pelo vapor ‘‘Brazil’’. Manaus, 27 jan. 1905. Cópia de minuta.

AO BARÃO DO RIO BRANCO, informando o número de praças da escolta para cada Comissão e temendo redução deste número. São Luis do Maranhão, 24 dez. 1904. Minuta datilografada.

—— acusando recebimento de telegrama sobre prorrogação do pra­zo para discussão diplomática a respeito dos territórios ao sul do Breu e do Catay. Manaus, 5 jan. 1905.

—— informando e solicitando instruções sobre o Delegado Fiscal não estar propenso a aceitar atestados de pagamento. Manaus, 5 jan. 1905.

—— informando preço de lancha e solicitando autorização para compra. Comunica não dispensar “lanchinhas para penetrar nas cabeceiras, já requisitadas à Divisão Naval”. Maaus, 27 jan. 1905. Cópia de minuta. Remetentes: coronel Bellarmino de Mendonça e Euclides da Cunha.

—— solicitando providências sobre o Tesouro Federal não pagar as consignações, já descontadas os vencimentos recebidos na De­legacia Fiscal em Manaus. Manaus, 3 fev. 1905.

—— reiterando pedido de autorização para a compra de lanchas. Manaus, 14 fev. 1905. Cópia de minuta datilografada.. Não aparece o nome do destinatário. O teor do telegrama sugere que tenha sido dirigido ao Barão do Rio Branco.

—— propondo reduzir o aumento de novo crédito autorizado. Con­sulta, ainda, sobre a possibilidade de partir antes da comissão peruana. Manaus, 20 fev. 1905.

—— informando que, para não “perder excelente oportunidade”, realizaria compra de lancha. Manaus, 27 fev. 1905.

—— informando que o comissário da polícia peruana encontrava-se em Manaus e o número de praças da escolta para a Comissão. Manaus, 3 mar. 1905.

—— informando que a lancha adquirida, juntamente com batelão e canoas já escolhidas habilitavam à partida e solicitando provi­dências para que lhe fosse, ainda, emprestada uma lancha. Manaus, 7 mar. 1905.

—— informando que, apesar das dificuldades, partiria logo que che­gassem as instruções e que as embarcações necessárias para a via­gem já haviam sido providenciadas. Manaus, 9 mar. 1905.

—— informando que o capitão do porto só entregaria “lanchinha” mediante ordem direta do Ministro da Marinha. Manaus, 12 mar. 1905.

—— solicitando ordem urgente do Ministro da Marinha para o ca­pitão do porto entregar lancha. Manaus, 21 mar. 1905.

—— informando chegada de lancha peruana e a provável data de partida da Comissão. Manaus, 28 mar. 1905.

—— informando data de partida da Comissão. Manaus, 30 mar. 1905.

—— completando telegrama daquele mesmo dia, informando que a Lancha Maranhão, por ser de pequeno calado, era imprescin­dível, sobretudo às vésperas da viagem da Comissão. Manaus, 4 abr. 1905.

—— informando data da partida da Comissão. Manaus, 4 abr. 1905.

—— informando não poder dispensar lancha que seria “auxiliar in­dispensável na exploração das cabeceiras” (rio Purus). Manaus, 4 abr. 1905.

—— informando a partida da Comissão para aquele dia. Manaus, 6 abr. 1905. . Não figura o nome do destinatário.

—— informando que o alferes Cavalcanti de Carvalho, portador de telegrama, aguardaria em Manaus instruções para ele, E.C. Co­munica o encalhe de lanchas e o naufrágio do batelão. Manaus, 17 jun. 1905.

—— comunicando sua chegada a Manaus e informando sobre re­sultados da expedição. Manaus, 23 out. 1905.

—— enviando informações sobre os habitantes acima do Catay e suas condições de vida. Manaus, 24 out. 1905.

—— renovando comunicação de sua chegada e enviando informa­ções sobre tributários do Purus. Manaus, 24 out. 1905.

—— informando sobre breve envio de “croquis” com informações solicitadas. Manaus, 25 out. 1905.

—— informando ter mantido placa o Funil para evitar perturbações. Comunica o envio de cópia de ofício do chefe peruano, decla­rando “não ter intenção de ofender brasileiros”. Registra o fu­zilamento de nove brasileiros e a fuga de um, acima de Curanja. Manaus, 25 out. 1905.

—— respondendo a perguntas recebidas em telegrama de 24 de ou­tubro. Manaus, 25 out. 1905.

—— comunicando lugar de fuzilamento de nove brasileiros e seus nomes e informando sobre a provável fuga de outros dois. Ma­naus, 26 out. 1905.

—— comunicando fim dos trabalhos e o provável regresso no dia 18, pelo vapor “Brazil”. Manaus, 15 dez. 1905.

—— comunicando o falecimento do Secretário da Comissão. Ma­naus, 15 dez. 1905.

—— renovando comunicação da partida e solicitando instruções quanto ao destino do tenente Argollo Mendes. Manaus, 16 dez. 1905.

—— comunicando sua partida naquele dia para o Rio no vapor “Bra­zil”. Manaus, 18 dez. 1905. Cópia autenticada.

AO VISCONDE DE CABO FRIO, reiterando pedido para duplicação de crédito, visando compra de lanchas e outras despesas. Ma­naus, 11 fev. 1905. Cópia de minuta datilografada.

—— informando sobre os inconvenientes caso a Armada persistis­se na recusa de emprestar navios à Comissão. Manaus, 19 fev. 1905.

—— informando que telegrafara ao Ministro reduzindo pedido de novo crédito autorizado e consultando sobre a partida antes dos peruanos, em face de necessidade urgentíssima. Manaus, 20 fev. 1905.

—— solicitando informação sobre consignações já terem sido pa­gas. Manaus, 22 mar. 1905.

Correspondência Passiva

Ofícios

DE ? A. SOUZA, reclamando sobre multa recebida e sobre o mau comportamento das praças na lancha. [Manaus], 26 mar. 1905. 1 p. Carta autógrafa.  À margem, nota do próprio punho de E.C. encaminhando a correspondência ao Secretário, solicitando que o empregado fosse alertado no sentido de não mais dirigir-se aos seus superiores, senão por intermédio do primeiro-maquinista.

DE ALEXANDRE DE ARGOLLO MENDES, informando que examinara os instrumentos da Comissão. Manaus, 9 jan. 1905. 2 p. Autógrafo.

—— comunicando que procedera, em companhia dos alferes Fran­cisco Lemos e Antonio Carlos C. de Carvalho, a abertura de caixotes com barracas para a Comissão. Manaus, 17 jan. 1905. 1 p. Original?.

—— informando que apenas adquirira uma canoa para a Comissão e que as outras haviam sido perdidas em virtude da demora da compra. Manaus, 16 mar. 1905. 1 p. Original?.

—— prestando contas sobre a abertura dos caixotes com barracas. Manaus, 20 mar. 1905. 2 p. Original?.  Também assinam Francisco Lemos e Antonio Carlos Cavalcanti de Carvalho.

—— enviando notícias de viagem. Bordo do Vapor Tracuá, 20 abr. 1905. 1 p. Autógrafo.

—— comunicando os gastos despendidos no reboque de lancha e devolvendo quantia não utilizada. Bordo da Lancha Cunha Go­mes, 3 maio 1905. 1 p. Autógrafo.

—— remetendo tabela de latitudes e longitudes e o processo e as fórmulas utilizadas nesse trabalho. Bordo da Lancha Cunha Go­mes, 7 maio 1905. 1 p. Autógrafo.

—— relatando os esforços despendidos para salvar o batelão Ma­noel Urbano e mostrando as dificuldades em fazê-lo. Praia Ma­noel Urbano, 23 maio 1905. Carta. Incompleta. Em papel de Pe­dro A. Buenaño. Traz desenho do batelão preso entre paus com a proa voltada para baixo. Não aparece o nome do remetente.

—— apresentando Manoel da Silva Leme, portador de material pa­ra a Comissão (parte que prosseguira viagem). Praia Manoel Ur­bano, 7 jul. 1905. 1 p. Autógrafo.

—— comunicando o envio de Leme com um “batelãozinho” e mais alguns gêneros e dando notícias (da parte da Comissão que não prosseguira viagem). Praia Manoel Urbano, 7 jul. 1905. 4 p. Carta autógrafa.

—— prestando contas do tempo em que esteve separado da parte da Comissão que prosseguiu viagem. Manaus, 7 dez. 1905. 10 p. Autógrafo?.

—— consultando E.C., no caso de seguir viagem para o rio Acre, sobre a possibilidade de permanecer com três instrumentos. Manaus, 17 dez. 1905. 1 p. Autógrafo.

—— solicitando sua dispensa da Comissão em vista da necessidade
     de viajar para o Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro, 1 mar. 1906.
     Autógrafo.

DE ALFREDO A. DA MATTA [Diretor do Serviço Sanitário do Esta­do do Amazonas], colocando à disposição da Comissão seus “serviços”. Manaus, 5 jan. 1905. Original?.  O papel possui de­senhos de mosquitos, com uma explicação sobre os cuidados que deveriam ser tomados a fim de que se protegesse a saúde.

DE ALFREDO JOSÉ ABRANTES [Diretor do Laboratório Químico Farmacêutico Militar], comunicando o próximo envio de canastras e caixotes com medicamentos e remetendo a relação dos medicamentos. Rio de Janeiro, 19 dez. 1904. 1 p. Original?.

DE ANTONIO CARLOS CAVALCANTI DE CARVALHO [alferes subal­terno do contingente], prestando contas de sua viagem a Manaus. Boca do Acre, 2 out. 1905. 3 p. Autógrafo?.

DE ANTONIO CONSTANTINO NERY [Governador do Estado do Amazonas], comunicando o recebimento de circular que infor­mava ter assumido o cargo de comissário (da parte do Brasil) da Comissão Mista de Reconhecimento do Alto Purus. Manaus, 4 jan. 1905. 1 p. Original?.

—— agradecendo comunicado sobre próxima partida da Comissão e desejando “completo êxito” no desempenho daquela missão. Manaus, 5 abr. 1905. 1 p. Original?.

DE ANTONIO DO NASCIMENTO LINHARES [Comandante do Con­tingente do Catay e Subcomissário Interno da Polícia Adminis­trativa], comunicando o estabelecimento da Comissão de Polí­cia Administrativa. Catay, 27 ago. 1905. 2 p. Autógrafo.

—— apresentando as praças que haviam permanecido sob sua guarda durante dois meses e cujo comportamento fora, nessa ocasião, bastante irregular. Catay, 29? ago. 1905. 2 p. Autógrafo.

—— agradecendo comunicação sobre telegrama do Barão do Rio Branco em que anunciara prorrogação até 31 de dezembro de 1905 de acordo provisório entre o Brasil e o Peru. (Por meio desta prorrogação permanecia em vigor a neutralização de ter­ritório do Alto Purus.) Catay, 1 set. 1905. 1 p. Autógrafo.

DE ARISTIDES DE OLIVEIRA GOULART [Delegado do Estado-Maior do Exército], comunicando o recebimento de circular que in­formava ter assumido o cargo de comissário (da parte do Brasil) da Comissão Mista de Reconhecimento do Alto Purus. Manaus, 7 jan. 1905. 1 p. Original?.

DE ARNALDO PIMENTA DA CUNHA [Auxiliar Técnico da Comissão de Reconhecimento do Alto Purusl, informando a perda de um passômetro pertencente à Comissão. Manaus, 6 nov. 1905. 1 p. Autógrafo.

DE ARTHUR CESAR MOREIRA DE ARAUJO [Superintendente da Via­ção e Luz], comunicando o recebimento de circular que infor­mava ter assumido cargo de comissário (da parte do Brasil) da Comissão Mista de Reconhecimento do Alto Purus. Manaus, 6 jan. 1905. 1 p. Original?.

DE BELLARMINO DE MENDONÇA [Chefe da Comissão Brasileira de Reconhecimento do Alto Juruá], comunicando que o Barão do Rio Branco informara prorrogação até 31 de maio do prazo para a “discussão diplomática e neutralização dos territórios ao sul do Breu e do Catay”. Manaus, 5 jan. 1904 [?]. 1 p. Original?.

—— enviando informações sobre pessoal e telegrama dirigido pelo Barão do Rio Branco sobre o pagamento de vencimentos. Ma­naus, 6 jan. 1904 [?]. 2 p. Autógrafo.

—— solicitando empréstimo de mapa e revista. Rio de Janeiro, 4 nov. 1904. 2 p. Carta autógrafa.

—— agradecendo comunicação sobre pagamento de vencimentos. Manaus, 19 jan. 1905. 1 p. Autógrafo.

—— tratando de telegrama conjunto a ser enviado sobre aquisição de lanchas. Manaus, 26 jan. 1905. 1 p. Autógrafo.

—— informando sobre orçamento de batelão. Manaus, 27 fev. 1905. 1 p. Original?.

—— transmitindo o preâmbulo e os dois primeiros artigos das Ins­truções para o Reconhecimento do Alto Juruá e Alto Purus. Ma­naus, 12 mar. 1905. 2 p. Original?.

—— enviando detalhes sobre as canoas recebidas para a Comissão do Alto Purus. Manaus, 13 mar. 1905. 1 p. Original?.  À mar­gem, nota do próprio punho de E.C. despachando a correspon­dência para o engenheiro ajudante Argollo Mendes.

—— transmitindo os cinco artigos restantes das Instruções para as Comissões Mixtas de Reconhecimento dos Rios Juruá e Purus. Manaus, 13 mar. 1905. 3 p. Original?.

—— comunicando que o Ministro da Fazenda ordenara ao Delega­do Fiscal a entrega de créditos. Manaus, 17 mar. 1905. 1 p. Ori­ginal?.

—— comunicando dia e local para a reunião das Comissões. Ma­naus, 21 mar. 1905. 1 p. Original?.

—— agradecendo comunicação sobre próxima partida da Comis­são e desejando “completo sucesso” em sua “elevada” missão. Manaus, 3 abr. 1905. 1 p. Original?.

—— enviando cópia de telegrama reservado, recebido do Barão do Rio Branco, e chamando a atenção para divergência notada quan­to a uma determinada latitude. Manaus, 5 abr. 1905. 1 p. Original?.

—— esclarecendo dúvida sobre determinada latitude. Manaus, 7 abr. 6 1905. 1 p. Original?.

—— transcrevendo telegrama, recebido do Barão do Rio Branco, de com votos de boa viagem às duas Comissões. Manaus, 7 abr. 1905. 1 p. Original?.

DE CANDIDO DOS SANTOS LARA [Capitão do Porto do Estado do Amazonas], comunicando o recebimento de circular que informava ter assumido o cargo de comissário (da parte do Brasil) elo da Comissão Mista de Reconhecimento do Alto Purus. Manaus, 4a- 14 jan. 1905. 1 p. Autógrafo?.

DE CANDIDO JOSÉ MARIANNO [Prefeito do Alto Purus], comunicando recebimento de telegrama do Barão do Rio Branco, no qual informava subsistir até 31 de dezembro de 1905 “a neutra­lização do território do Alto Juruá, acima da confluência do rio Breu e a do Alto Purus, acima do lugar denominado Catay, in­clusive este”. Senna Madureira, 29 jun. 1905. 1 p. Cópia.

—— enviando carta do chefe da comissão peruana e solicitando có­pias dos postos principais das fronteiras e outros esclarecimentos. Carta autógrafa. Caethé?, 6 out. 1905. 3 p.

DE CLARINDO ADOLPHO DE ? CHAVES [Tenente-Coronel da De­legacia de Saúde do 1O? Distrito Militar], comunicando o recebimento de circular que informava ter assumido o cargo de co­missário (da parte do Brasil) da Comissão Mista de Reconheci­mento do Alto Purus. Manaus, 7 jan. 1905. 1 p. Original?.

DE EGAS CHAVES FLORENCE [fotógrafo da Comissão], solicitando, por motivo de saúde, o seu desligamento da Comissão. Manaus, 30 mar. 1905. 1 p. Autógrafo. À margem, o “ciente” de E.C.

DE EMILIO A. GOELDI, enviando seu parecer sobre o conteúdo de três caixas remetidas por E.C. (com amostras de rochas). Pará, 2? out. 1905. 8 p. Carta autógrafa.

DE FELIPPE SANTIAGO MONHOS [Inspetor do Tesouro Público do Estado do Amazonas], comunicando o recebimento de circular que informava ter assumido cargo de comissário (da parte do Brasil) da Comissão Mista de Reconhecimento do Alto Purus. [Ma­naus], 7 jan. 1905. 1 p. Original?.

DE FRANCISCO DE LIMA CARDOSO [Chefe de Máquinas da Lancha n. 4], informando sobre as condições da Lancha n. 4 e sobre in­cidente com foguista. Acampamento em São Braz, 16 set. 1905. 2 p. Autógrafo?.

DE FRANCISCO LEMOS [Alferes Comandante], comunicando que pa­gara vencimentos às praças da Comissão. Bordo da Lancha Cu­nha Gomes, 4 maio 1905. 1 p. Autógrafo?. AHI. À margem, no­ta do próprio punho de E.C., solicitando ao comandante Lemos que desse ciência ao Comandante do lº Distrito.

—— remetendo “guias de socorrimento” de praças. Acampamen­to, 17 set. 1905. 1 p. Autógrafo?.

—— prestando contas sobre a viagem até Manaus a bordo das lan­chas Cunha Gomes e n. 4. Manaus, 26 nov. 1905. 4 p. Autógra­fo?.  Nota do próprio punho de E.C. (na última página), informando recebimento de quantia.

DE FREDERICO AFFONSO DE CARVALHO, comunicando envio de ofício do Consulado Geral do Brasil no Peru, acompanhado de um mapa do rio Javary e de um “croqui” do rio Apaporis e soli­citando, em nome do Ministro, seu exame. Rio de Janeiro, out. 1907. Carta. Cópia.

DE J.C. PINHEIRO ? [Comandante do 1º Distrito Militar], comuni­cando haver assumido o cargo de comandante do 1º Distrito e de delegado da União no Território do Acre. Manaus, 6 set. 1905. 1 p. Original?.

DE J. LEITE & CIA., comunicando sobre os peruanos residentes na localidade de Liberdade e esclarecendo estarem lá de livre e es­pontânea vontade. Liberdade, 18 maio 1905. 1. p. Carta autó­grafa.

DE JOÃO DE MIRANDA LEÃO [Superintendente de Manaus], comu­nicando o recebimento de circular que informava ter assumido o cargo de comissário (da parte do Brasil) da Comissão Mista de Reconhecimento do Alto Purus. Manaus, 10 jan. 1905. 1 p. Au­tógrafo?.

DE JOÃO LOPES PEREIRA [Juiz Federal], acusando recebimento de circular que informava ter assumido o cargo de comissário (por parte do Brasil) da Comissão Mista de Reconhecimento do Alto Purus. Manaus, 5 jan. 1905. 1 p. Original?.

DEJ[oaquim] T[homaz] DO AMARAL, remetendo decreto de nomeação para o cargo de comissário da Comissão de Reconhecimento do Alto Purus, “com a gratificação mensal de quatro contos de réis”. [Rio de Janeiro], 6 dez. 1904. 1 p. Cópia.

—— comunicando a liberação de verbas relativas às ajudas de custo ao pessoal da Comissão de Reconhecimento do Alto Purus. [Rio de Janeiro], 9 dez. 1904. 2 p. Cópia.

—— remetendo chave para cifrar a correspondência telegráfica re­servada com o Ministério e dois exemplares do alfabeto a ser utilizado no emprego da chave. [Rio de Janeiro], 12 dez. 1904. Ofício reservado. Cópia.

—— informando que o Encarregado de Negócios do Peru comunicara a nomeação de novo chefe peruano para a Comissão de Reconhecimento do Alto Juruá e que a direção superior das duas comissões peruanas de reconhecimento fora confiada a Pedro A. Buenaño. Rio de Janeiro, 12 jul. 1905. 2 p. Cópia.

—— comunicando recebimento de ofício de E .C. que participava regresso da Comissão “das cabeceiras do Alto Purus”. Parabenizava-o em nome do Ministro. [Rio de Janeiro], 24 nov. 1905. 1 p. Cópia. Com a rubrica do Barão do Rio Branco.

DE JORGE DE MORAES [Diretor da Instrução Pública], comunican­do o recebimento de circular que informava ter E.C. assumido o cargo de comissário (da parte do Brasil) da Comissão Mista do Reconhecimento do Alto Purus. Manaus, 10 jan. 1905. 1 p. Autógrafo?.

DE JOSÉ ALVES D’ASSUMPçÃO MENEZES [Chefe de Segurança Pública], acusando recebimento de circular que informava ter E.C. assumido o cargo de comissário (por parte do Brasil) da Comissão Mista de Reconhecimento do Alto Purus. Manaus, 7 jan. 1905. 1 p. Original?.

DE JOSÉ BORGES LEITÃO [Capitão-Tenente da Comissão Administrativa do Alto Purus], comunicando o péssimo estado de saúde de seu pessoal e solicitando que o médico Thomaz Catunda não prosseguisse logo viagem, permanecendo em atendimento aos doentes. Novo Lugar, 5 jun. 1905, 1 p. Autógrafo.

DE JOSÉ D’ASSUMPÇÃO SANTIAGO [Diretor Geral dos Correios no   Estado do Amazonas], comunicando o recebimento de circular que informava ter E.C. assumido cargo de comissário (da parte do Brasil) da Comissão Mista de Reconhecimento do Alto Pu­rus. Manaus, jan. 1905. 1 p. Original?.

DE JOSÉ HERMIDA PAZOS [proprietário de estabelecimento ótico e de instrumentos científicos], prestando esclarecimentos sobre instrumento que não fora enviado e comunicando sua remessa. Rio de Janeiro, 4 fev. 1904. 2 p. Carga autógrafa.

—— enviando regulamento de barômetro e votos de boas festas. Rio de Janeiro, 29 dez. 1904. 1 p. Carta autógrafa.

DE JOSÉ HERMOGENES DE OLIVEIRA AMARAL [Delegado Fiscal do Tesouro Nacional no Amazonas], comunicando o recebimento de circular que informava ter E .C. assumido o cargo de comis­sário (por parte do Brasil) da Comissão Mista de Reconhecimen­to do Alto Purus. Manaus, 17 jan. 1905. 1 p. Original?.

—— encaminhando quadro das despesas feitas pela Comissão nos meses de janeiro e fevereiro de 1905. Manaus, 8 mar. 1905. 1 p.       Original?.

—— informando o encerramento das transações por conta do cré­dito à disposição da Comissão. Manaus, 11 dez. 1905. 2 p. Original?.

DE JOSÉ LEONCIO DE MEDEIROS [Diretor Geral de Saúde do Exér­cito], remetendo guia dos artigos fornecidos pelo Depósito de Material Sanitário do Exército à Comissão. Rio de Janeiro, 26 dez. 1904. 1 p. Original?.

 DE JULIAO AUGUSTO ? MARTINS [Comandante do 1? Distrito Mi­litar], comunicando suas novas funções e que em seu exercício estaria pronto a auxiliar E.C. [Manaus], 22 abr. 1905. 1 p. Original?.

DE LUIZ MENDES DE MORAES [Comandante do 1º Distrito Militar],
   oferecendo a colaboração de seu comando à Comissão. Manaus,
   4 jan. 1905. 1 p. Autógrafo?.

—— informando sobre os vencimentos dos oficiais integrantes da Comissão. Manaus, 6 jan. 1905. 1 p. Original?.

—— enviando correspondência de 7 de dezembro de 1904 da In­tendência Geral da Guerra, relativa a artigos fornecidos por essa repartição à Comissão. Manaus, 23 fev. 1905. 1 p. Origi­nal?.

—— comunicando que a Intendência Geral da Marinha despachara barracas destinadas às Comissões. Manaus, 1 mar. 1905. 1 p. Ori­ginal?.

—— comunicando o envio para o Comissário do Alto .Juruá de guia e dois “conhecimentos” vindos da Intendência da Guerra. Ma­naus, 21 mar. 1905. 1 p. Original?.

—— comunicando providências sobre os vencimentos das praças a serviço da Comissão. Manaus, 30 mar. 1905. Original?.

—— enviando guia de expedição, relativa a medicamentos forneci­dos pelo Laboratório Químico Farmacêutico Militar. Manaus, 14 mar. 1905. 1 p. Original?.

—— remetendo guia da Intendência Geral da Guerra. Manaus, 30 mar. 1905. 1 p. Original?.

DE MANOEL DA SILVA LEME [Engenheiro Secretário], comunican­do que a repartição dos telégrafos não fornecia recibos de tele­gramas oficiais. Manaus, 4 mar. 1905. 1 p. “Recado”. Autógrafo.

—— entregando gêneros para a Comissão (parte que prosseguira via­gem). Maniche, 20 ago. 1905. 1 p. Autógrafo.

—— informando sobre a viagem de regresso ao acampamento e so­bre a necessidade de concluí-la em uma ubá alugada. Maniche, 20 ago. 1905. 2 p. Autógrafo.

DE MANOEL FELIX DE MENEZES [Chefe Interino da Delegacia da Direção Geral de Engenharia], comunicando o recebimento de circular que informava ter E.C. assumido cargo de comissário (da parte do Brasil) da Comissão Mista de Reconhecimento do Alto Purus. Manaus, 7 jan. 1905. 1 p. Original?.

DE PEDRO ALEJANDRO BUENAÑO [Comissário Peruano do Reconhecimento do Alto Purus], enviando de presente um chapéu, “por ser apropriado para este clima”. Manaus, 4 jan. 1905. 1 p. Em espanhol. Carta autógrafa.

—— comunicando estar apressando os preparativos para que no dia 2 de abril a sua Comissão pudesse também seguir viagem. Ma­naus, mar. 1905. 1 p. Em espanhol. Original.

—— comunicando sua nomeação como chefe das comissões técni­cas em substituição ao comandante Espinar. Rio Purus, 29 abr. 1905. 1 p. Em espanhol. Autógrafo?.

—— comunicando a situação de escravidão em que se encontravam peruanos em alguns lugares do Purus, habitados por brasileiros. A bordo da Cahuapanao, 18 maio 1905. 6 p. Em espanhol. Au­tógrafo?.

—— lamentando naufrágio sofrido pela comissão brasileira e colocando-se à disposição para qualquer auxílio. A bordo da da­huapanao, 21 maio 1905. 2 p. Em espanhol. Autógrafo?.

—— manifestando estranheza pelo tardio convite para sulcarem o varadouro de Curiuja. Comunica sua intenção de não viajarem juntos, só se encontrando lá. Maniche, 20 ago. 1905. 3 p. Em espanhol. Cópia.

—— esclarecendo mal-entendido originado da proposta brasileira de ida ao varadouro de duriuja. docama, 21 ago. 1905. 9 p. Em espanhol. Cópia.

—— renovando solicitação para que fosse elaborado quadro de coor­denadas astronômicas. Cocama, 21 ago. 1905. 3 p. Em espanhol. Cópia.

—— esclarecendo mal-entendidos entre as Comissões, provocados pelo convite de subirem até o varadouro de Curiuja. Curanja, 25 ago. 1905. 3 p. Em espanhol. Original.

—— tecendo considerações sobre o pedido de E.C. de fazerem uma nova comparação de cronômetros e sobre seu pedido de faze­rem um quadro de coordenadas. Curanja, 25 ago. 1905. 5 p. Em espanhol. Original.

—— concordando em prolongarem a permanência naquele sítio para verificarem a comparação de cronômetros e tecendo conside­rações sobre anexo proposto. Curanja, 26 ago. 1905. 1 p. Em espanhol. Original.

—— mostrando satisfação por ver encerrado desentendimento com E.C. Curanja, 26 ago. 1905. 1 p. Original.

—— desculpando-se e enviando as comunicações contidas em fo­lha que não seguira em oficio de 25 de agosto. Catay, 30 ago. 1905. 2 p. Original?.

—— discordando do fato dos destacamentos peruano e brasileiro encontrarem-se, no Catay, a pouca distância um do outro e acon­selhando os brasileiros a se distanciarem. Catay, 30 ago. 1905. 4 p. Original?.

—— explicando a questão da placa do Funil. Catay, 30 ago. 1905. 2 p. Original?.

—— apresentando seus agradecimentos pela ajuda médica que fora sempre prestada à comissão peruana. Manaus, 3 dez. 1905. 2 p. Original.

DE RAYMUNDO DA SILVA PERDIGÃO [Presidente do Superior Tri­bunal de Justiça do Estado do Amazonas], comunicando o rece­bimento de circular que informava ter E. C. assumido o cargo de comissário (da parte do Brasil) da Comissão Mista do Alto Pu­rus. Manaus, 14 jan. 1905. 1 p. Autógrafo?.

DE RÀYMUNDO J.F. VALLE [Capitão do Comando da Flotilha do Amazonas], acusando o recebimento de Lancha n. 4. A bordo da C. Acre, 28 nov. 1905. 1 p. Autógrafo?.

DE RICARDO FERNANDES DA SILVA [Comandante do 1º Distrito   Militar], comunicando o regresso para o Alto Purus do alferes Antonio C. Cavalcanti de Carvalho, seguindo com ele dois sol­dados. Manaus, 22 ago. 1905. 1 p. Original?.

—— comunicando punição para cabo a serviço da Comissão. Ma­naus, 30 nov. 1905. 1 p. Original?.

—— comunicando prisão de soldado a serviço da Comissão. Ma­naus, 1 dez. 1905. 1 p. Original?.

DE RODOLPHO NUNES PEREIRA [Encarregado do Material da Co­missão], defendendo-se por ter sido responsabilizado pela falta de instrumentos que não haviam chegado a Manaus. Manaus, 9 jan. 1905. 1 p. Original?.

—— comunicando que volumes para a ambulância não haviam chegado a Manaus. Manaus, 27 jan. 1905. 1 p. Autógrafo.

—— defendendo-se das censuras recebidas de E.C. Manaus, 4 fev. 1905. 3 p. Autógrafo. À margem, do próprio punho de E.C.: “Arquive-se. Não tem resposta. Mantenho os dizeres do memo­randum e do ofício.”  

—— comunicando o recebimento de material enviado pelo almo­xarifado do Depósito de Material Sanitário do Exército. Manaus, 6 fev. 1905. 1 p. Autógrafo.

—— comunicando a deterioração de alimentos e solicitando permissão para retirá-los do depósito. Manaus, 15 fev. 1905. 1 p. Autógrafo. À margem, nota do próprio punho de E.C. autorizando a destruição dos gêneros após exame pelo médico.

—— comunicando a não-devolução de gêneros alimentícios empres­tados à Comissão. Manaus, 1 mar. 1905. 2 p. Autógrafo.  À margem, do próprio punho de E.C., nota para arquivar a re­clamação.

—— informando sobre feijão se encontrar “bichado” e outros gê­ra neros necessitarem exame. Sugere providências para a melhor conservação dos alimentos. Manaus, 4 mar. 1905. 1 p. Autógra­fo.  À margem, do próprio punho de E.C., ordem para inu­ri- tilizar o gênero danificado.

—— solicitando os gêneros necessários para a expedição ao Alto Purus. Manaus, 15 mar. 1905. 1 p. Autógrafo. A margem, nota do próprio punho de E.C. para que os gêneros fossem ad­quiridos, levando-se em conta os preços da praça e a qualidade que deveria ser “a melhor possivel”.

—— informando que os caixotes com barracas, enviados pela In­tendência Geral da Guerra, já se achavam sob sua guarda e soli­citando para abri-los à presença de membros da Comissão. Ma­naus, 17 mar. 1905. 1 p. Autógrafo. À margem, nota do próprio punho de E.C. concordando com o solicitado e indican­do os membros da Comissão.

—— comunicando o bom estado de conservação do material sob sua guarda. Manaus, 18 mar. 1905. 1 p. Autógrafo. A mar­gem, nota do próprio punho de E.C. solicitando o arquivamento da correspondência.

—— comunicando que despachara por lancha material para a Co­missão, a ser desembarcado em Catay e Curanja. Manaus, 23 mar. 1905. 1 p. Autógrafo.

—— comunicando o bom estado de conservação dos víveres sob sua guarda e sugerindo que as barracas excedentes fossem colo­cadas à disposição do Comando do 1º Distrito Militar. Manaus, 25 mar. 1905. 1 p. Autógrafo.. À margem, nota do próprio punho de E.C., encaminhamento da correspondência ao sr. Se­cretário da Comissão para que o Encarregado de Material tomasse as providências necessárias quanto às barracas da Comissão e as excedentes.

—— enviando relação das barracas a serem restituídas ao comando do 1º Distrito Militar. Manaus, 30 mar. 1905. 1 p. Autógrafo.

—— comunicando que já sanara engano em prestação de contas. Maragibe (rio Purus), 5 maio 1905. 1 p. Autógrafo. A mar­gem, nota do próprio punho de E.C. solicitando que os enganos fossem corrigidos depois de verificados.

—— apresentando-se e dando como concluída missão de compra de gêneros alimentícios e batelão. Liberdade, 19 set. 1905. 1 p. Autógrafo. À margem, “arquive-se”, do próprio punho de E.C.

—— tecendo considerações sobre a ordem de vender os gêneros não mais necessários ou de reembarcá-los no caso de não serem vendidos. Boca do Acre, 5 out. 1905. 3 p. Autógrafo.

—— comunicando venda de batelão e enviando dinheiro obtido. Boca do Acre, 2 out. 1905. 1 p. Original?.

—— informando sobre restituição de importância gasta com des­pesas de viagem. Solicita pagamento de diária para os dias em que esteve “à sua própria custa”. Manaus, 28 nov. 1905. 2 p. Autógrafo.

—— enviando saldo referente à quantia utilizada com despesas de viagens. Reitera pedido de pagamento de diárias e solicita outros pagamentos. Rio de Janeiro, 11 jan. 1906. 4 p. Autógrafo.

—— ratificando comunicação sobre venda de batelão. Rio de Janei­ro, 22 jan. 1906. 1 p. Autógrafo.

—— apresentando relatório sobre a Seção de Material da Comissão. Rio de Janeiro, 3 fev. 1906. 23 p. Autógrafo.

—— reiterando pedido de pagamento de diárias. Rio de Janeiro, 16 fev. 1906. 2 p. Autógrafo.

—— informando que permaneciam em seu poder alguns instrumen­tos e que outros pertences da Comissão estavam com o tenente Alexandre de Argollo Mendes. Rio de janeiro, 2 abr. 1906. 1 p. Autógrafo.

DE TERTULIANO DOS REIS PRINCIPE [Segundo-Sargento da Comis­são Brasileira de Reconhecimento do Alto Purus], comunican­do ato de indisciplina de praças integrantes do destacamento que acompanhava a Comissão. Margem Esquerda do Alto Purus, 26 jun. 1905. 2 p. Autógrafo.

DE THOMAZ CATUNDA [Médico da Comissãol, informando que pro­cedera juntamente com o alferes A.C. Cavalcanti de Carvalho e com o Sr. Rodolpho Nunes Pereira à conferência do material enviado pela Direção Geral de Saúde do Exército. Manaus, 6 fev. 1905. 2 p. Autógrafo.

—— solicitando a aquisição de medicamentos e utensílios. Manaus, 8 mar. 1905. 2 p. Autógrafo.

—— remetendo relação dos gêneros alimentícios necessários à Comissão por quatro meses e explicando o regime alimentar a ser seguido. Manaus, 13 mar. 1905. 5 p. Autógrafo.

—— tecendo considerações sobre as condições sanitárias da região e aconselhando medidas preventivas para garantir a saúde dos membros dadomissão. Manaus, 28 mar. 1905. 4p. Autógrafo.

—— enviando notícias sobre as condições de higiene do batelão. Bordo do Batelão Manoel Urbano, 9 abr. 1905. 2 p. Autógrafo.

—— informando sobre sua ida ao museu de Emilio Goeldi. Manaus, 5 nov. 1905. 3 p. Autógrafo.

—— informando sobre seu desempenho na expedição ao rio Purus e transmitindo observações sobre o clima e sobre moléstias infecciosas. Manaus, 28 nov. 1905. 14 p. Relatório. Autógrafo.

—— solicitando que fosse encaminhado ao Barão do Rio Branco seu pedido de exoneração do cargo de médico da Comissão. Manaus, 28 nov. 1905. 1 p. Autógrafo.

—— tecendo considerações sobre as condições sanitárias da região e aconselhando medidas preventivas para garantir a saúde dos membros dadomissão. Manaus, 28 mar. 1905. 4p. Autógrafo.

—— enviando notícias sobre as condições de higiene do batelão. Bordo do Batelão Manoel Urbano, 9 abr. 1905. 2 p. Autógrafo.

—— informando sobre sua ida ao museu de Emilio Goeldi. Manaus, 5 nov. 1905. 3 p. Autógrafo.

—— informando sobre seu desempenho na expedição ao rio Purus e transmitindo observações sobre o clima e sobre moléstias infecciosas. Manaus, 28 nov. 1905. 14 p. Relatório. Autógrafo.

—— solicitando que fosse encaminhado ao Barão do Rio Branco seu pedido de exoneração do cargo de médico da Comissão. Manaus, 28 nov. 1905. 1 p. Autógrafo.

DO BARAO DO RIO BRANCO [Ministro das Relações Exteriores], comunicando que as passagens para Manaus seriam descontadas das gratificações, logo que o Lloyd Brasileiro apresentasse conta. Rio de Janeiro, 27 dez. 1904. 1 p. Minuta com emendas do próprio punho do Barão do Rio Branco.

—— reproduzindo telegrama no qual comunicava prorrogação do prazo para a discussão diplomática e neutralização dos territórios ao sul do Breu e de Catay. Rio de Janeiro, 3 jan. 1905. 1p. Cópia.

—— informando envio de três exemplares das Instruções para as Comissões Mistas Brasileiro-Peruana, um exemplar das Instruções para as Comissões Mistas de Polícia e um exemplar das Instruções para os Postos Fiscais Mistos do Breu e Catay. Rio de Janeiro, 23 fev. 1905. 2 p. Cópia.

—— reiterando comunicação sobre quantia, colocada à disposição na Delegacia Fiscal de Manaus, para despesas da Comissão e informando sobre o envio de Instruções desde o dia 1 de março. Comunica que, preenchidas as formalidades determinadas, ficava a Comissão habilitada a partir. Rio de Janeiro, 10 mar. 1905. 2 p.Cópia.

—— orientando sobre prestação de conta. Rio de Janeiro, 15 maio 1905. 1 p. Cópia.

—— comunicando recebimento de ofício no qual E .C. confirmava a partida de Manaus das comissões brasileira e peruana. [Rio de Janeiro], 20 maio 1905. 1 p. Cópia.

—— solicitando com urgência a restituição de importâncias recebidas pelos membros da Comissão e informando que quantias de gratificações encontravam-se à disposição. [Rio deJaneirol, 9 jun. 1905. 3 p. Cópia

——  acusando recebimento de ofício de E.C. que comunicava che­gada da Comissão a Manaus e renovando em nome do governo a admiração pela “enérgica decisão” com que executara os trabalhos. [Rio de Janeiro], 5 dez. 1905. 1 p. Minuta com emendas do próprio punho do Barão do Rio Branco.

—— acusando o recebimento de informações organizadas pelo Secretário da Comissão, sobre recursos e população de localidades do Alto Purus. [Rio de Janeiro], 11 dez. 1905. 1 p. Minuta com emendas do próprio punho do Barão do Rio Branco.

—— reproduzindo telegrama de 3 de dezembro no qual solicitava um levantamento, em caráter reservado, do Alto Purus. [Rio de Janeiro], dez. 1905. 1 p. Ofício reservado. Cópia.

—— informando que o Ministério dos Negócios da Guerra expedi­ra ordens no sentido de que pudesse executar a redução de uma planta do Alto Purus no estado-maior do Exército. Rio de Janeiro, 22 jan. 1906. 1 p. Cópia.

—— solicitando envio de um esboço ou redução de planta levantada do Acre ao Purus e de uma notícia resumida sobre os trabalhos da Comissão. [Rio de Janeiro], mar. 1906. 1 p. Carta. Cópia.

—— comunicando a redução de sua gratificação como Comissário a partir daquela data. [Rio de Janeiro], 15 maio 1906. 1 p. Cópia.

—— comunicando envio de esboço e mapa da região do Alto Juruá e solicitando a colocação urgente do esboço manuscrito na escala do impresso. Informa a necessidade de mostrá-lo à Legação Peruana no dia seguinte. Rio de Janeiro, 9 out. 1906. 1 p. Carta. Minuta autógrafa.  Original.

DO VISCONDE DE CABO FRIO [Diretor Geral da Secretaria das Re­lações Exteriores], enviando um exemplar de circular de 4 de dezembro de 1902. Rio de Janeiro, 17 fev. 1905. 1 p. Cópia datilografada. “Substitui o original que está junto a minuta de Bilhete Verbal para o coronel Bellarmino Mendonça.”

Telegramas

DE ALFREDO JOSÉ ABRANTES, informando envio de volumes. Rio de Janeiro, 20? jan. 1905.

DE [Joaquim Thomaz do?] AMARAL, informando sobre pagamento da Comissão e transmitindo recomendação do Ministro sobre restrição de despesas. [Rio deJaneiro], 16 fev. 1905

—— retificando data do início de pagamento da Comissão. [Rio de Janeiro], 17 fev. 1905.

—— informando que ordenara que os pagamentos de consignações fossem expedidos e que os interessados nada haviam reclamado no Ministério. [Rio de Janeiro], 24 mar. 1905.

DO BARÃO DO RIO BRANCO, comunicando a prorrogação até 31 de maio do prazo para a discussão diplomática e neutralização dos territórios do sul do Breu e do Catay. Rio de Janeiro, 3 jan. 1905?.

—— enviando informações sobre pagamento dos vencimentos do pessoal da Comissão. Petrópolis, 6 jan. 1905. Cópia de minuta. Destinatários: coronel Bellarmino de Mendonça e Euclydes da Cunha.

—— informando providências para envio de telegrama para o Mi­nistério. Rio de Janeiro, 1 fev. 1905.

—— informando sobre ordens de pagamento. Petrópolis, 6 fev. 1905

—— informando envio de instruções. Petrópolis, 1 mar. 1905.

—— informando que já solicitara do Ministério da Fazenda o envio de quantia para as despesas da Comissão. Manaus, 6 mar. 1905.

—— informando que a Marinha colocara à sua disposição duas lan­chas. Petrópolis, 14 mar. 1905.

—— comunicando informação do Ministro da Marinha sobre uma lancha a ser emprestada. Petrópolis, 18 mar. 1905.

—— comunicando que o Ministro da Marinha expedira ordem de entrega de lancha. Petrópolis, 29 mar. 1905.

—— transmitindo Consulta do Ministro da Marinha sobre a possibi­lidade da devolução da lancha cedida. Petrópolis, 3 abr.

—— informando prorrogação de acordo provisório, “devendo sub­sistir durante novo prazo a neutralização do alto Juruá acima da confluência do Breu e a do Alto Purus, acima do lugar denomi­nado Catay”. Rio de Janeiro, 20 maio 1905.

—— solicitando informações sobre placa existente no Funil. [s.l., 23 out. 1905?].

—— acusando recebimento de telegrama e cumprimentando o gru­po pelo término da viagem. Petrópolis, 24 out. 1905.

—— enviando perguntas sobre postos e habitantes da região de Ca­tay. [s.l.], 24 out. 1905.

—— solicitando envio de “croquis” em escala semelhante à de Chan­dless, com indicação de povoações e outras informações. [s.l.], 24 out. 1905. Minuta autógrafa.

—— solicitando nome do local em que haviam sido fuzilados nove brasileiros e seus nomes. Petrópolis, 25 out. 1905.

—— solicitando informações sobre o Alto Purus e referindo-se à re­lação de brasileiros desaparecidos. Petrópolis, 30 out. 1905.

—— avisando que a Secretaria recebera pedido de crédito para pa­gamento de pessoal subalterno. Rio de Janeiro, 17 nov. 1905 AHI. O microfilme inclui ainda cópia de minuta.

—— informando recebimento de telegramas e comunicando não ter ainda falado... (provavelmente diz respeito a alguma solicitação de E.C. e de outra pessoa das Comissões identificada no telegrama como “nosso amigo”). Rio de Janeiro, 17 nov. 1905.

—— informando sobre pagamento de pessoal. Petrópolis, 22 nov. 1905.

—— solicitando retrato do brasileiro que expulsara invasores do Chandless e de Santa Rosa. Petrópolis, 22 nov. 1905.

—— solicitando repetição, devido a palavras indecifráveis, de telegrama recebido. Rio de Janeiro, 24 nov. 1905.

—— solicitando levantamento do Alto Acre. Rio de Janeiro, 3 dez. 1905.

—— alertando para erro existente em mapa e solicitando providências para a execução de outra tiragem do mesmo. Rio de Janeiro, 9 out. 1906. Minuta autógrafa. 

Correspondência de Terceiros

Ofícios

DE ALEXANDRE DE ARGO LLO MENDES a José Hermogenes de Oliveira Amaral [Delegado Fiscal do Tesouro Federal do Amazonas], enviando contas provenientes da aquisição de gêneros em Liberdade, por ordem de Euclydes da Cunha. S. Braz, 29 jun. 1905. 1 p. Cópia.

DE FRANCISCO LIMA CARDOSO [Chefe de Máquinas da Lancha n. 4] a Francisco Lemos [Comandante do Contingente], comunicando avarias na Lancha n. 4. Bordo da Lancha n. 4, 24 nov. 1905. 1 p. Autógrafo?.

DE JOSE BORGES LEITÃO [Capitão-Tenente da Comissão Administrativa do Alto Purus] ao Barão do Rio Branco [Ministro das Relações Exteriores], apresentando-se e explicando sua exonera­ção por motivo de saúde. Rio de Janeiro, 9 out. 1905. 2 p. Original.

DE JOSÉ HERMIDA PAZOS [proprietário de estabelecimento ótico e de instrumentos científicos] a Manoel Cantanhede, solicitando que fizesse chegar a E.C. instrumento enviado pelo cor­reio. Rio de Janeiro, 4 fev. 1905. 1 p. Carta autógrafa.

DE MANOEL DA SILVA LEME [Engenheiro Secretário] a Pedro Ale­jandro Buenaño [Chefe da Comissão Peruana de Reconhecimento do Alto Purus], comunicando que E.C. estivera à sua espera e solicitava novo encontro. Manaus, 25 mar. 1905. 1 p. Cópia?.

Telegramas
DE  ALEXANDRE DE ARGOLLO MENDES ao Barão do Rio Branco, comunicando o regresso da Comissão, o término dos serviços e a permanência, ainda, de E.C. na boca do Purus. Manaus, 19 out. 1905.

DE ANTONIO CARLOS CAVALCANTI DE CARVALHO ao Barão do Rio Branco, comunicando o recebimento de 55 contos para a Comissão e que aguardava instruções para seu retorno à expe­dição. Manaus, 28 jul. 1905.

—— comunicando seu regresso naquele dia para o Alto Purus. Manaus, 4 ago. 1905.

DO  BARÃO DO RIO BRANCO a Alexandre de Argollo Mendes, solicitando que E.C. ao regressar lhe enviasse, com urgência, algu­mas informações sobre a região do Purus. Petrópolis, 23 out. 1905.

DO BARÃO DO RIO BRANCO a Antonio Carlos Cavalcanti de Car­valho, concedendo permissão para seguir viagem, transmitindo a E.C. e todos os companheiros votos de êxito. Petrópolis, 31 jul. 1905.

 
Home Topo Voltar
 
Copyright 2007 Academia Brasileira de Letras. Todos os direitos reservados.