MAPA DO SITE BUSCA
 
 
 
Arquivo Histórico do Exército
 
 
   Sistema de busca por Nome
   do autor
com base em banco
   de dados. Clique aqui.
Sistema de busca por Instituição com base em banco de dados.
Clique aqui.

Documentos originais

CERTIDÃO de Assentamento do Soldado E.C. [Rio de Janeiro], 29 set. 1892. 6 p. Original.

DECRETO de Transferência de E.C. para a 2º Classe, em virtude de parecer da Junta de Saúde. Rio de Janeiro, 28 jun. 1895. 1 p. Original.

DECRETO Reformando E.C. Rio de Janeiro, 13 jul. 1896. 1 p. Original.

INFORMAÇÃO Expedida pela Secretaria de Estado da Guerra - Se­ção de Protocolo - sobre o nome de E.C. [Rio de Janeiro], 28 set. 1909. 1 p. Bilhete autógrafo.

RESUMO das Alterações Concernentes ao Tempo de Serviço do Official... [Euclides da Cunha], que se achava reformado. [Rio de Janeiro], 24 out. 1896. 2 p. Original.

Correspondência de Terceiros

DA REPARTIÇÃO SANITÁRIA DO EXÉRCITO ao Comando do 4º Distrito Militar, solicitando que E.C. se submetesse a nova inspeção sanitária. Acompanha informação prestada pela Seção de Pessoal. Rio de Janeiro, 20 maio 1895. 2 p. Autógrafo.

DO CHEFE DA 3ª SEÇÃO - REPARTIÇÃO DE AJUDANTE GENE­RAL ao general-de-brigada Francisco de Paula Argollo [Ajudan­te General], manifestando-se favorável à reserva de E.C. Rio de Janeiro, 13 jul. 1896. 1 p. Parecer. Original?.

DO CHEFE DA 3ª SEÇÃO - REPARTIÇÃO DE AJUDANTE GENE­RAL ao general-de-divisão Carlos Machado Bittencourt [Ajudante Generall, sugerindo a transferência de E.C. para a 2ª Classe do Exército por sofrer de tuberculose pulmonar. Rio de Janeiro, 12 jun. 1895. 1 p. Original.

DO CHEFE DA 3ª SEÇÃO - REPARTIÇÃO DE AJUDANTE GENE­RAL ao Inspetor Geral do Serviço Sanitário, solicitando parecer sobre ser curável ou incurável a moléstia tuberculose pulmonar, detectada no tenente E. C. Censura o emprego da expressão “di­ficilmente curável” utilizada pela Junta Médica Militar, como não fazendo parte da legislação militar. Rio de Janeiro, 26 abr. 1895. 2 p. Original?.

DO COMANDO DO 4º DISTRITO MILITAR ao general-de-brigada Francisco de Paula Argollo [Ajudante General], encaminhando parecer da Junta Médica que em 3 de julho de 1896 examinara E.C., dando-o como incurável. São Paulo, 6 jul. 1896. 2 p. Original?.

DO COMANDO DO 4º DISTRITO MILITAR ao general-de-divisão Carlos Machado Bittencourt [Ajudante General], encaminhando os resultados de nova inspeção de saúde a que fora submetido E.C. São Paulo, 31 maio 1895. 2 p. Original?.

DO COMANDO DO 4º DISTRITO MILITAR ao marechal Conrado Jacob Niemeyer [Ajudante General], encaminhando os resulta­dos da Junta Médica Militar a que fora submetido E.C. São Pau­lo, 16 abr. 1895. 2 p. Original?.

 
Home Topo Voltar
 
Copyright 2007 Academia Brasileira de Letras. Todos os direitos reservados.