MAPA DO SITE BUSCA
 
 
 

Os artigos publicados no O Estado de S. Paulo
Depois de publicar no Estado de S. Paulo, em 14 de março de 1897 o artigo intitulado "A Nossa Vendéia", Euclides da Cunha foi designado como correspondente desse periódico no sertão baiano.

Relação dos artigos enviados pelo escritor e publicados no Estado de S. Paulo, no período de julho a outubro de 1897:

7 a 11 de Setembro de 1897 (Publicados em 27 de setembro de 1897)
 

Uma alvorada triste

MONTE SANTO - No entanto vibravam nos ares as notas metálicas de seis bandas marciais e a manhã rompeu entre os acampamentos do oriente, expandindo-os num firmamento sem nuvens.

Olhando em torno o que se observa é o mais perfeito contraste com a feição elevada desta data ruidosamente saudada.

As impressões aqui formam-se através de um jogo persistente de antíteses. Situada num dos lugares mais belos e interessantes do nosso país, Monte Santo é simplesmente repugnante. A grande praça central ilude à primeira vista. Quem ousa atravessar, porém, as vielas estreitíssimas e tortuosas que nela afluem é assoberbado por um espanto extraordinário. Não são ruas, não são bonecos, são como que imensos encanamentos de esgoto, sem abóbadas, destruídos.

Custa a admitir a possibilidade da vida em tal meio estreito, exíguo, miserável - em que se comprimem agora dois mil soldados, excluído o pessoal de outras repartições, e uma multidão rebarbativa de megeras esquálidas e feias na maioria - fúrias que encalçam o exército. E todo esse acervo incoerente começa, cedo, a agitar-se, fervilhando na única praça, largamente batida pelo sol. Confundem-se todas as posições, acotovelam-se seres de todos os graus antropológicos.

Passam oficiais de todas as patentes e de todas as armas, passam carreiros poentos e cançados, passam mulheres maltrapilhas, passam comerciantes, passam soldados a pé e a cavalo feridos e convalescentes; e cruzam-se em, todos os sentidos, atumultuadamente, num baralhamento desordenado e incômodo de feira concorrida e mal policiada.

E isto todos os dias, no mesmo lugar, às mesmas horas - e são os mesmos indivíduos, vestidos do mesmo modo, estacionado nos mesmos pontos...

Tem-se a sensação esmagadora de uma imobilidade do tempo.

A terra realisa a sua rotação eterna, os dias sucedem-se astronomicamente, mas não mudam aqui. Parece que é o mesmo dia que se desdobra sobre nós - indefinido e sem horas - interrompido apenas pelas noites ardentes e tristes.

E quando o sol dardeja alto, ardentíssimo num céu vasio, tem-se a impressão estranha de um spleen mais cruel do que o que se deriva dos nevoeiros de Londres; spleen tropical feito de exaustão completa do organismo e do tédio ocasionado por uma vida sem variantes.

* * * * *

Nem uma só notícia de Canudos.

Os que lá se acham têm ao menos a diversão perigosa dos assaltos.

E não suponham que eles não se realisem diàriamente quase.

Às vezes toda a linha das nossas forças, que tem uma extensão aproximada de dois quilômetros, é, simultaneamente, à noite, atacada vigorosamente, em todos os pontos. Este fato, que se tem reproduzido, combate de algum modo a opinião dos que julgam diminuto o número atual de fanáticos.

As antigas forças, que lá estão desde o princípio, afeiçoaram-se já, numa rude aprendizagem, a essas sortidas noturnas e repelem-nas brilhantemente, com uma mestria notável - deixando aproximar-se o assaltante fulminando-o, muitas vêzes à queima roupa, em tiros certeiros, aproveitados todos. Estão perfeitamente disciplinadas para os ataques traiçoeiros. Não acontece, porém, o mesmo com as recém-chegadas; o que é natural.

Pagam ainda o tributo do sobressalto repentino e brusco.

Os corpos da ex-brigada Girard e o batalhão de S. Paulo, que ocupam os flancos da linha, respondem ainda aos assaltos com descargas cerradas, tiros perdidos na noite, desperdício inútil de balas. Os novos combatentes adaptar-se-ão, porém, como os outros, à situação.

Já temos alguns batalhões, entre os quais o 25, o 32 e o 27 que copiam de uma maneira admirável o modo de agir do inimigo. Dispersam-se como ele nas catingas e caçam-no também como ele nos caça; deslisam como ele, destramente, entre os espinhos, de rastros, cosidos com o chão,acobertando-se em todos os acidentes do solo, engrimponando-se na galhada inextricável da umburanas; rápidos como ele, como ele aparecendo e desaparecendo de um modo fantástico - ponto a astúcia diante da astúcia, jogando a cilada contra a cilada.

Uma aprendizagem perfeita com instrutores selvagens.

Porque devemos dizê-lo, - ninguém deve acreditar que os jagunços combatam sem ordem; ha leis naquele tumulto aparente; na ordem dispersa em que se dispõem, invariavelmente, o trilar dos apitos determina evoluções rápidas corretamente executadas - dilatando, encurtando, fazendo avançar ou retroceder, movimentando em todos os sentidos, vertiginosamente, as linhas de atiradores perfeitamente dispostas.

Antonio Conselheiro percebeu as desvantagens de uma luta leal e franca com os nossos soldados - e declarou solenemente aos bárbaros que o combatente degolado não teria as recompensas de uma vida futura. Daí a celeridade com que fogem os jagunços quando ao toque de degola ! os soldados se embrenham de baionetas caladas pelas catingas.

Os resultados desse estratagema têm sido, como é sabido, extraordinários.

MONTE SANTO, 8 DE SETEMBRO - Quem sobe a longa via-sacra de três quilômetros de comprimento, ladeada de capelas desde a base até ao cimo do Monte Santo, compreende bem a tencidade incoercível do sertanejo fanatisado. É dificilmente concebivel o esforço despendido para o levantamento dessa maravilha dos sertões.

Amparada aos dois lados por muros de alvenaria, capeados, de um metro de altura por um de largura, calçada em certos trechos, tendo noutros como leito a rocha viva, essa estrada notável, onde têm resoado as ladainhas das grandes procissões da quaresma e passado legiões incalculáveís de penitentes - é um milagre de engenharia rude e audaciosa. Percorri-a toda, hoje.

Começa investindo francamente contra a montanha, seguindo a normal de máximo declive, com uma rampa de cerca de 20 gráus; na quinta capela inflete à esquerda e progride com uma inclinação menor, volta depois, mais adiante, bruscamente para a direita, numa diminuição continua de declive até ao seio mais baixo, espécie de ligeira garganta do espigão. Segue por este horizontalmente por cerca de duzentos metros até aprumar-se de novo - investindo afinal contra a última subida íngreme e dilatada até a Santa Cruz, no alto.

Uma coisa assombrosa. Tem três mil metros aproximadamente e, em certos segmentos, foi rasgada através da rocha duríssima e espera - porque toda a serra de Monte santo é constituida de um quartzito que irrompe através das formações graníticas, visíveis nos terrenos planos que a circundam. A serra tem uma feição altamente pitoresca, aprumada sobre a povoação - escalvada em muitos pontos, revestida noutros de uma vegetação enfesada.

Com o extraordinário luar destas últimas noites o seu aspecto é verdadeiramente fantástico; destacam-se nitidamente as capelinhas brancas e à luz reflexa o dúbia da lua as vertentes, que se interrompem em paredões a prumo em virtude da própria estratificação da rocha, dão a idéa de muralhas imensas, sine calcis linimenti, recordando velhas trincheiras abandonadas de titans.

Do alto descortina-se um horizonte de vinte léguas; toda a região como uma costa em relevo estende-se ante o olhar do observador, patenteando perspectivas belíssimas. Aproveitando convenientemente aquela altura aliada a mais dois ou três dos acidentes de terreno que apontam ao norte, poder-se-ia, de há muito, ter estabelecido um telégrafo ótico, de transmissão pronta, por meio de um jogo combinado de côres, com Canudos.

Infelizmente esta medida não foi tomada.

Dias 9 e 10.

Nada ainda de novo sobre a luta.

Partiu ontem mais um comboio que deve ser escoltado pelo 33 batalhão de Jueté para cima, ao entrar na zona perigosa. Não partiu ainda o general Carlos Eugênio e é possivel que se prolongue a sua demora.

A nossa situação, os destinos da guerra estão, agora, em função de mil e não sei quantos burros indispensáveis para o transporte de munições.

Esta circunstância bizarra caracterisa as condições especiais da campanha. Ainda quando houvéssemos aqui, em Monte Santo, cem mil homens não melhoraríamos de sorte. Pode-se mesmo dizer peiorariamos consideravelmente. Não nos faltam homens que se disponham a morrer pela República varados pelas balas.

A República é que não lhes póde exigir o sacrificio da morte pela fome.

Todas estas dificuldades, promanam em grande parte da base de operações adotada, encravada no deserto e já de si mesma de acesso penoso.

Os comboios que seguem são o pão de cada dia das nossas forças e são insuficientes. Os dois mil homens prontos a partir, por uma inversão notável imposta pelos acontecimentos, ao invés de auxiliares serão concorrentes prejudiciais num combate surdo com a penúria.

Esse é o aspecto horroroso e dificilmente atenuado da luta. E por isto que entendo oportuna agora uma tática mais vertiginosa que a de Cesar - chegar, lutar, vencer, voltar...

* * * * *

Nas longas investigações diàriamente feitas pelos arredores, tenho estudado, com dificuldades embora, essa região ingrata que é idêntica; com ligeiras variantes, à que circunda o arraial conselheirista. É uma das partes mais modernas talvez do nosso contínente e surgiu das águas provàvelmente depois da lenta ascensão da cordilheira dos Andes, como um fenômeno complementar.

A falta de matas, de vegetação opulente, além das causas que resultam da natureza geognóstica do solo e dos agentes metereológicos, tem como motivo preponderante essa idade recente.

O lichen ainda está decompondo a rocha; a natureza inteira ainda se prepara para a organisação superior da vida.

Tudo indica - (e fora longo enumerar as razões em que me baseio) o fundo, descoberto por uma lenta sublevação, de um mar geológicamente moderno, terciario talvez, em cujo amplidão aponta culminante de Monte Santo despontava como um chachopo de quartzito.


Dia 11.

Fomos hoje, à tarde, surpreendidos com uma agradável notícia. O general Arthur Oscar comunicou ao ministro que, depois de longo bombardeio, caíram afinal as duas grandes tôrres da igreja nova de Canudos, pontos que dominavam todo o nosso acampamento e de onde faziam os jagunços um fogo diário e mortífero. Isto succedeu no dia 6.

Uma outra notícia completa admirávelmente esta. O dia 7 foi brilhantemente comemorado no centro das operações. Foi, depois de tenaz resistência, em que perderam os fanáticos muitas vidas, tomada a trincheira mais avançada da estrada do Cambaio.

Esta notícia tem para nós uma significação mais íntima: segundo ouvi do coronel Sampaio, comandante da primeria brigada da divisão auxiliar, aquela trincheira foi tomada pelo 37º de infanteria e pelo batalhão paulista.

Seguirá amanhã para Canudos a 2ª brigada desta divisão sob o comando do coronel Sotero de Menezes.

 
Home Topo Voltar
 
Copyright 2007 Academia Brasileira de Letras. Todos os direitos reservados.